Apresentação quadrilha "Arraiá Angico dos Dias" - jun/2013

A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé nesse salão

Os versos de São João na Roça e de outros clássicos de Luiz Gonzaga serviram de inspiração e embalaram os jovens da comunidade de Angico no concurso de quadrilhas realizado pela Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, município baiano onde está localizado o povoado. A aposta deu certo. A homenagem ao Rei do Baião emocionou os jurados e o público, e a “Arraiá Angico dos Dias” ganhou o primeiro lugar na acirrada competição. O prêmio: uma viagem a Canudos, cenário do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, que narra um dos episódios históricos mais marcantes do país, a Guerra de Canudos.

A animação foi o ponto-chave para conquistar o título. Empolgados do início ao fim da apresentação, os 13 casais da quadrilha, que nasceu com a supervisão do Projeto de Resgate Cultural da Rede Social de Angico, conquistaram o público. “Mesmo depois de percorrer cerca de 70 quilômetros, chegamos alegres, e isso transpareceu durante toda a dança e na execução dos passos”, conta Jorene Soares Barbosa Rocha, líder do Projeto e coordenadora da quadrilha.

Apresentação quadrilha "Arraiá Angico dos Dias" - jun/2013

CRIAÇÃO COLETIVA

A criatividade também contou muitos pontos na vitória. O grupo optou por uma quadrilha “não tradicional”, como eles mesmos definem. Nas caixas de som, a pisadinha de Luiz Gonzaga ditava o ritmo. No salão, passos inusitados e a presença de um dos jovens representando o Rei do Baião foram elementos-surpresa e grandes diferenciais às outras concorrentes. “E o melhor é que foi uma obra conjunta, cada um deu uma ideia e opinou na coreografia”, diz Jorene.

A Arraiá Angico dos Dias foi formada por estudantes do ensino médio e outros jovens da comunidade de Angico que se ofereceram para participar da quadrilha. Animados com a oportunidade, em duas semanas eles criaram e ensaiaram a coreografia campeã. A Prefeitura cedeu os tecidos para as roupas, e cada integrante pagou a confecção da sua fantasia. As peças, a princípio mais simples que a dos demais concorrentes, ganharam mais babados e adereços depois que a quadrilha passou da primeira fase do concurso, que selecionou três grupos para a grande final. “Na hora do resultado, confesso que estávamos um pouco inseguros, porque competíamos com escolas de Centro do município e com mais recursos”, diz Jorene. “Quando saiu o primeiro lugar foi uma euforia só, uma realização para todos!”.

Apresentação quadrilha "Arraiá Angico dos Dias" - jun/2013

A DANÇA CONTINUA

Com a boa experiência do concurso de quadrilhas, a líder do Projeto de Resgate Cultural já planeja fortalecer a participação dos jovens nas ações de recuperação das tradições locais, envolvê-los em outras atividades e, no futuro, criar um grupo de danças regionais na comunidade. “Já trabalhamos com o reisado, por exemplo, mas podemos ampliar para outras manifestações culturais”, diz Jorene.

Veja mais fotos do Arraiá Angico dos Dias no Facebook do ILG.

* A dança da quadrilha teve origem na Holanda e depois recebeu influências portuguesa, da ilha dos Açores, e inglesa. No Brasil, ganhou principal destaque com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, e era dançada pela aristocracia antes de cair no gosto popular.

* Os nomes dos comandos hoje usados na quadrilha são variações dos termos que eram usados na França. Por exemplo: Anavan, que indica para o grupo avançar balançando os braços, vem do francês en avant. E o Balancê, comando para marcar o passo sem sair do lugar, vem de balancer.