Desde a sua formação, em setembro de 2011, a Rede Social de Angico, Peixe e Região está a todo vapor. Seus membros tem se reunido frequentemente para pensar e desenvolver projetos que levem a uma melhoria da qualidade de vida da região.

Entre os projetos que estão sendo planejados, está a criação de um espaço público de lazer ou praça. Para decidir como seria este espaço foi realizada a atividade “Se essa praça fosse minha” na Escola Municipal Ismerindo Francisco da Silva, onde as crianças do ensino fundamental demonstraram seus desejos e opiniões por meio de desenhos. Com base nos resultados deste trabalho com as crianças, a empresa TPA (Topografia Projetos e Agrimensura), de Jacobina (BA), foi parceira do projeto na elaboração da planta. O espaço deverá ocupar a frente da igreja do povoado.

Outra iniciativa da rede é o resgate cultural da região, que começou a ser desenvolvido na escola municipal com pesquisas e atividades sobre história, crenças, brinquedos e brincadeiras antigas, culinária, entre outras curiosidades do povoado. O projeto foi escrito e deve ser enviado a editais e/ou leis de incentivo para que se torne um livro e possa ser utilizado por gerações futuras.

Atividade do projeto de resgate cultural - set/2011

A criação de cursos profissionalizantes com o intuito de aumentar a renda da localidade também é um projeto da rede. Como as possibilidades são muitas, o grupo responsável por esta iniciativa, optou por consultar a população por meio de uma pesquisa que está sendo aplicada na região. Com o resultado da pesquisa em mãos, a rede deverá articular parcerias para viabilizar o projeto.

Reunião do grupo de cursos profissionalizantes - nov/2011

O andamento dos projetos da rede vem sendo divulgado no programa Cultivar, que pode ser ouvido às terças-feiras, às 14h, na Rádio Serra da Capivara AM 550 khz, em São Raimundo Nonato (PI), Campo Alegre de Lourdes (BA) e região, ou pelo site www.radioserradacapivara.com.br.