O ano de 2018 foi marcado pelos 15 anos de existência do Instituto Lina Galvani. A data foi celebrada com festa e diversas ações durante todos os meses, como o lançamento de uma edição especial da revista Página22, a elaboração do livro Ecoar, com entrevistas e retratos de moradores das localidades nas quais atuamos, além de bate-papos e depoimentos especiais que você acompanhou aqui nas edições do Frutos e em nosso blog. Isso já bastaria para tornar 2018 um ano especial, mas também contou com uma série de iniciativas e ações que fortaleceram a nossa atuação em desenvolvimento comunitário nos territórios, trouxeram novidades ao nosso trabalho e nos ajudaram a preparar os próximos anos que estão por vir. Confira, a seguir, uma breve retrospectiva dos pontos principais de 2018:

OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO

Foi um ano intenso nas oficinas de Educomunicação! Realizamos as atividades em três territórios (Luís Eduardo Magalhães e Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, e Serra do Salitre, em Minas Gerais). No rol de técnicas aprendidas durante os encontros, novas modalidades entraram em cena, como vídeo, rádio, fotonovela animada e documentário. Em cada localidade, a atividade atendeu a públicos distintos, de acordo com as necessidades da região. Quer saber mais? Confira aqui.

FUNDO SOCIAL ROTATIVO

Na 4ª edição da feira “Sabores e Saberes”, promovida em outubro, pela Rede Social, implementamos o projeto piloto de uma grande novidade para fortalecer o protagonismo comunitário no povoado de Angico dos Dias. O evento foi considerado o ponto de partida para a criação de um Fundo Social Rotativo, a ser gerido pela comunidade. Com o sucesso da experiência na feira, o modelo agora pode ser replicado em outras ações da Rede Social no povoado e dá aos moradores subsídios para criar e desenvolver projetos próprios com autonomia, sem depender de recursos externos para colocá-los em prática.

FORTALECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

O projeto que desenvolvemos em parceria com a Prefeitura de Serra do Salitre e a Agenda Pública deu novos passos esse ano. Em agosto, uma série de reuniões definiu os quatro programas que serão desenvolvidos até junho de 2019: dinamismo econômico, fortalecimento da gestão pública, finanças públicas e transparência e governo aberto. Saiba mais sobre eles aqui.

IDEIAS E AÇÕES

O edital de apoio a iniciativas populares com poder de transformação nas comunidades foi implantado pela primeira vez nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Campo Alegre de Lourdes. Desde o início do ano, quando foram divulgados os contemplados, realizamos oficinas de capacitação para orientá-los para a execução dos projetos. Com isso, as iniciativas se estruturaram, ganharam corpo e deram resultados gratificantes.

JOVENS OLHARES

Durante o ano, promovemos rodas de conversa temáticas na Escola Estadual de Serra do Salitre. A iniciativa faz parte do projeto de incentivo ao protagonismo juvenil no município mineiro de Serra do Salitre. Os alunos debateram com profissionais, professores e convidados temas como mercado de trabalho, empoderamento, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade.

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Fortalecemos nosso apoio ao projeto Comunidade de Aprendizagem em Serra do Salitre. Somos parceiros do Instituto Natura desde 2015 nessa iniciativa, que visa transformar a forma como alunos, educadores, famílias e o Poder Público encaram a vida escolar de crianças e jovens. Em novembro, participamos do encontro regional do programa, realizado em São Paulo. Entre os temais principais estavam a adoção do Comunidade de Aprendizagem como política pública e seu fortalecimento na Educação Infantil.

ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO

Celebramos nossos 15 anos de vida em um evento que reuniu especialistas do Terceiro Setor, consultores, moradores de comunidades e líderes sociais, além de pessoas que fazem parte de nossa história. A festa, realizada em junho, foi marcada pela realização de uma grande roda de Terapia Comunitária Integrativa, para mostrar na prática aos participantes essa que é uma das bases da nossa metodologia. Além dessa atividade, marcou a comemoração o lançamento da edição especial da Página22, publicação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. A revista (que você pode ler aqui) reuniu artigos, entrevistas e reportagens com foco em Governança Territorial, tema principal do evento Dialogando, realizado em 2017 pelo Instituto.