Sentados em círculo, todos os participantes podem expor suas ideias, apontar problemas, apresentar inquietações e opiniões e chegar, juntos, às soluções e planos futuros. Não à toa, a atividade ganha o nome de Roda de Conversa, e é o caminho escolhido pelo Instituto Lina Galvani para, em conjunto com os moradores, avaliar o andamento dos projetos locais, ter um panorama de sua atuação e definir os próximos passos.

Para encerrar 2016, duas Rodas de Conversa de Avaliação foram realizadas nas comunidades de Angico dos Dias, na Bahia, e Serra do Salitre, em Minas Gerais. “Tendo como perspectiva a crença no diálogo como fonte de transformações generativas, as Rodas contribuíram para importantes reflexões sobre as experiências vividas, aprendizados coletados, norteando as ações necessárias para seguirmos”, diz Cecília Galvani, diretora executiva do Instituto Lina Galvani.

“Foi muito participativo e bom para vermos o que podemos fazer daqui para a frente. É importante esse momento de conversa para a gente poder sentar, colocar nossas preocupações, fazer os levantamentos e, a partir desse bate-papo, buscar soluções, criar projetos e ir atrás de parceiros”, diz Rosa Maria Ribeiro da Mata Rocha, uma das participantes da atividade em Angico dos Dias.

Após as duas Rodas de Conversa, a avaliação da atuação no Instituto Lina Galvani nas duas localidades é positiva. “Pudemos perceber que o Instituto vem conseguindo ampliar as possibilidades no sentido social com o seu trabalho. Não somente por meio da busca de soluções compartilhadas, mas como um recurso terapêutico em si, gerando possibilidades conversacionais interativas e transformação social”, diz Cecília Galvani.

Essas conversas colaboram para monitorarmos os indicadores que pertencem a nossa metodologia de trabalho: Participação, Diálogo, Confiança, Ampliação e Inovação de Repertório Local, Governança e Satisfação com o Território

A seguir, reunimos alguns depoimentos que foram dados durante as Rodas de Conversa e revelam a percepção com relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto as comunidades:

Angico dos Dias

img_5182

“Quem já participou das reuniões da Rede Social se expressa mais e não tem mais medo de falar.”

“Hoje temos mais reuniões, não apenas da Rede, mas em outros locais, para debater. Isso é desenvolvimento!”

“Os grupos da comunidade sempre se reúnem para discutir os problemas e apoiam nas decisões.”

“Quem participa das ações e projetos comunitários aprende a ver as ideias das outras pessoas e elas servem como lição.”

Serra do Salitre

img-20161121-wa0008

“Participação comunitária é algo novo para a gente. Foi através de vocês que surgiu essa oportunidade.”

“Tivemos importantes aprendizados a partir da ação de mobilização Serra em Ação.”

“A prática de ir para a horta me fez ver no olhar de cada aluno o carinho e o cuidado, isso é muito mais do que cultivar couve e cebolinha.”

“Das pequenas coisas que você vai conseguir coisas maiores.”