Quem passa hoje na Avenida Onófrio Milano, no bairro do Jaguaré, em São Paulo, vê um cenário bem diferente do que encontraria há meses. Rua asfaltada, calçadas em ordem, novos canteiros e muros com grafites coloridos deram nova vida a essa via de entrada à comunidade, antes palco de um depósito informal de lixo e entulhos. A responsável por essa transformação foi uma força tarefa que uniu o Instituto Lina Galvani, o poder público, associações, empresas locais, moradores e profissionais que atuam na região.
O descarte irregular do lixo e a dificuldade para a coleta dos resíduos gerou uma situação peculiar no bairro, com a criação de vários pontos tomados pelo entulho. Além de desagradável para moradores e empresas que têm sede na região, o acúmulo de lixo trazia outros problemas. “Ele contribuía para a proliferação de ratos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e estava relacionado a diversos males de saúde da população”, diz a agente ambiental Ana Paula Costa, que atua na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova Jaguaré. “Alguns moradores tinham consciência das dificuldades, porém não sabiam o que fazer para mudar e se sentiam muito sós nessa tarefa”, completa.
Ciente do problema, o Instituto Lina Galvani encampou o desafio de transformar esse cenário. Durante 2017, estabeleceu parcerias para discutir a questão do lixo na comunidade e, por meio do projeto Rua Viva!, movimentou a população e trabalhou a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos.
Outro divisor de águas foi a chegada do projeto Nossa Vila Limpa, uma iniciativa das empresas Inova e Loga, em parceria com a Prefeitura. Ele ataca em duas frentes principais: eliminar os espaços de descarte irregular e orientar os moradores sobre o destino correto do lixo. “Além disso, criamos locais para o descarte adequado dos resíduos, pois de nada adianta pedir para as pessoas deixarem de jogar o lixo em uma área se não apresentamos alternativas”, diz Ionílton Aragão, coordenador geral do projeto.

Da dir. para esq.: Jennifer França (assistente Financeiro), Roberto (morador da van que fica em frente do escritório), Claudia Castilho (analista Administrativo Financeiro), Tatiana Mischan (gerente Corporativo) e Cecília Galvani (diretora Executiva).
Dia 11 de novembro, uma nova edição do Rua Viva! celebrou as transformações ocorridas na Avenida Onófrio Milano. Os moradores participaram de oficinas de reciclagem de lixo e se divertiram em brinquedos e na roda de samba. Eles também puderam ver em ação os grafiteiros do Canto da Arte, que coloriram os muros com seus desenhos. Até uma antiga van que serve de casa para um morador entrou na onda, ganhou nova pintura e foi incorporada ao cenário.
Na festa, a população pode conferir as novas guias e asfalto feitos pela Prefeitura Regional da Lapa e os canteiros e calçadas reformados pela empresa Galvani.
“Ao ver que a rua ficou limpa e bem melhor do que antes, começa uma mobilização dentro da própria comunidade para defender esse espaço e mantê-lo assim. Isso nos dá estímulo para seguir com essa agenda e continuar o trabalho”, diz Tatiana Mischan, gerente Corporativa do Instituto Lina Galvani. “Quando há esse alinhamento entre prefeitura, comunidade e empresas e cada um faz a sua parte, não tem como dar errado!”, completa Ionílton Aragão.

Antes: em março de 2017.

Depois: em outubro de 2017.
Deixe uma resposta