“Uma gestão pública fortalecida e exercendo seu papel de forma integral conhece melhor as demandas dos cidadãos e, com isso, entrega melhores políticas públicas e serviços a eles, otimizando recursos e estabelecendo uma relação mais próxima que contribua para o desenvolvimento local. Um desenvolvimento planejado e com participação de todos os atores”. O depoimento de Ana Letícia Silva, consultora em desenvolvimento Comunitário e Gestão Pública, reflete a importância da Prefeitura de Serra do Salitre abrir suas portas e unir forças com o Instituto Lina Galvani e a Agenda Pública na execução do programa de Fortalecimento da Gestão Pública.

Decidir encampar esse projeto mostra que o poder público do município mineiro está com o foco no planejamento da cidade para o futuro e incentiva o aperfeiçoamento de seus servidores para acompanhar os novos desafios e conquistas que virão. Em agosto, uma série de reuniões traçou os próximos passos dessa parceria. Confira os quatro programas que serão desenvolvidos em conjunto com a prefeitura até o segundo semestre de 2019 e seus principais pontos:

FORTALECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

A equipe da Secretaria de Assistência Social participará de um Laboratório de Inovação Social. “Nessa atividade, vamos identificar junto com os servidores possíveis soluções para aprimorar o dia a dia na Secretaria”, explica Mariana Calencio, coordenadora de Projetos da Agenda Pública. Após o Laboratório, será definido o plano de ação a ser implementado para colocar as inovações em prática.

TRANSPARÊNCIA E GOVERNO ABERTO

Este programa atende ao desejo da administração municipal em ampliar sua eficiência e transparência. No primeiro momento, serão abordados todos os setores da Prefeitura, analisando os procedimentos e processos da gestão pública por completo. Em oficinas com os servidores, serão definidas ações específicas e traçado um plano de atuação. Na etapa seguinte, as capacitações e implementações terão foco nas secretarias de Finanças e Assistência Social.

FINANÇAS PÚBLICAS

No primeiro momento do programa, a prefeitura irá fazer junto com a Agenda Pública o diagnóstico e identificar as oportunidades de melhorias com relação ao orçamento municipal e a gestão das finanças. Depois, há a mobilização de todos os envolvidos nesse setor para a busca de soluções para os desafios levantados. “Vamos construir juntos uma visão convergente da situação atual, integrando todos os servidores e suas distintas áreas. Dessa forma, melhoramos as possibilidades de surgirem inovações”, diz Mariana.

DINAMISMO ECONÔMICO

O município de Serra do Salitre passa por um crescimento econômico sem precedentes em sua história. E a prefeitura sabe a importância de garantir, desde já, que os serviços públicos e os empreendimentos locais acompanhem esse desenvolvimento. Essa é a base do programa Dinamismo Econômico, cujo foco está na busca de novas alternativas de implemento da receita pública e no fortalecimento de projetos que já existem nesse sentido. A ideia é traçar um plano de ação para preparar Serra do Salitre para, além de crescer, desenvolver-se mais.

“Só conseguimos fazer um trabalho dessa natureza quando existe uma abertura como a que a Prefeitura de Serra do Salitre possibilitou: em parceria, com interesse e visando o desenvolvimento. Esse empenho traz chances muito maiores do resultado ser positivo e efetivo”, diz Patrícia Limeres, coordenadora de Relacionamento Institucional e Comunidades do Instituto Lina Galvani.