O Instituto Lina Galvani (ILG) é um Instituto Empresarial Familiar nascido em 2003 dentro do Grupo Galvani, inspirado nos valores da matriarca da família, D. Lina Galvani. Em 2004 recebeu o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Desde o início, o ILG se dedica a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das localidades em que a Galvani atua. Tem como linha de trabalho evidenciar o potencial dos atores locais, para que percebam o seu papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, ao invés de fazer pelo outro, o ILG tem como princípio fazer com o outro, visando a autonomia e fortalecimento local, guiando o processo de crescimento de maneira singular, desenvolvendo projetos que levam em conta as demandas e  respeitando as características específicas de cada  da região.

Escuta ativa – Fazer junto – Articular é um tripé essencial da ação do ILG. O Instituto acredita que não há fórmulas prontas em se tratando de Desenvolvimento Comunitário e, portanto, concretiza esta crença em sua atuação diversificada em cada comunidade.

Posicionando-se como mais um ator que se engaja no desenvolvimento local, o Instituto Lina Galvani visa à construção de comunidades articuladas em Redes Sociais Solidárias, pois acredita ser isto fundamental para uma sociedade sustentável.

Desde sua criação, o ILG investiu em torno de 3 milhões de reais em seus projetos, nos quais foram envolvidas diretamente cerca de 10 mil pessoas.

www.linagalvani.org.br