É hora de tirar seu projeto do papel e torná-lo realidade com o Instituto Lina Galvani

Acreditamos que cada indivíduo tem direito a uma vida digna, com recursos intelectuais e financeiros que possibilitem a transformação da realidade, seja da própria vida ou daqueles que nos cercam. Temos a convicção de que juntos podemos alcançar objetivos e sonhos comuns, que definem um destino melhor para todos.
Por isso, nós, do Instituto Lina Galvani, trabalhamos para apoiar as transformações sociais das comunidades nas quais atuamos, criando e fortalecendo meios para a conquista de um futuro com mais autonomia e sustentabilidade.
Se você também deseja buscar a mudança e ser um agente de transformação social, junte-se a nós. Inscreva o seu projeto!

Projetos que já se tornaram realidade

Diversão Não Tem Idade

Contemplado via edital: 2020, 2021 e 2022

O grupo realiza atividades de integração e de qualidade de vida para todas as idades, com enfoque nos idosos do povoado. O projeto conta com encontros, atividades de estímulo a prática de exercícios regulares e alimentação saudável e realização de testes de glicemia. Para driblar a pandemia, exercícios e atividades virtuais foram propostos para 31 participantes.

Semeando o Saber

Contemplado via edital: 2020 e 2021

Desenvolve leitura, escrita e interpretação de texto para crianças de 6 a 12 anos. O projeto adaptou sua proposta de atuação para o contexto de isolamento social, imprime e entrega as atividades às 25 crianças atendidas.

Chá de Prevenção

Contemplado via edital: 2020 e 2021 

Motivado pelos altos índices de abuso sexual infantil nos bairros periféricos da cidade, que estão cada vez mais alarmantes, o Projeto Chá de Prevenção foi realizado no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. A iniciativa, realizada por meio de encontros mensais em escolas, igrejas e projetos sociais, atendeu crianças e adolescentes dos 06 aos 15 anos de idade, de ambos os sexos, com o objetivo de fornecer a base necessária para proteção contra o abuso, orientar sobre higiene e cuidados com o corpo, fortalecer a autoestima, buscar a autovalorização na sociedade, estimular a leitura e escrita, combater a depressão e o suicídio e encaminhar para acompanhamento os casos de doenças psicossomáticas decorrentes da agressão sofrida.  

Capoeira Cultura em Ação

Contemplado via edital: 2020, 2021 e 2022 

A iniciativa ensina capoeira e oferece apoio pedagógico, buscando o desenvolvimento físico, emocional e intelectual de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social.   São três aulas semanais de capoeira, oficinas culturais e fabricação de instrumentos, como berimbau e caxixe. Além disso, os alunos participam de palestras e de campeonatos estaduais e nacionais.    As atividades presenciais são realizadas nas dependências da Academia Santa Geração, localizada no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O projeto é um estímulo para a prática esportiva e uma oportunidade para o desenvolvimento do intelecto e do caráter. 

Três Flores e Crochê

Contemplado via edital: 2019 e 2022

O Projeto Três Flores e Crochê ensina a arte de fazer crochê para adolescentes, de ambos os sexos, de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. Com atuação no bairro Mimoso II, a iniciativa capacita meninos e meninas de acordo com o nível de habilidade na técnica, dividindo-os entre Novatos (que estão aprendendo os primeiros passos e pontos) e Experientes (que já produzem crochê e conseguem vender seus produtos com o auxílio do projeto).   O projeto oferece espaço adequado para realização das aulas e produção das peças e, nesse ano, trouxe a inclusão de novas modalidades de ensino, como peças de roupas, souplat e amigurumi, dando ênfase para a geração de renda complementar.

Casa em Ação

Contemplado via edital: 2020 e 2021 

Realizado nas dependências da Casa de Diálogo - espaço reformado pelo Instituto Lina Galvani e doado à Associação Rede Social de Angico dos Dias para servir de ponto de apoio para projetos e grupos socioprodutivos da comunidade - o Projeto Casa em Ação promove brincadeiras, jogos educativos, bingos, bailes, exibição de filmes, contação de histórias, karaokê e festa de encerramento para moradores do povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes.   O recurso da reforma possibilitou a adequação da área externa, iniciativa que foi essencial para minimizar os impactos da pandemia no planejamento de utilização do espaço. Em vista da impossibilidade na realização dos encontros presenciais com grande número de pessoas, o projeto criou desafios online, com cada grupo liderando a divulgação e gestão das interações por meio de aplicativos de mensagem.   

Criando Arte

Contemplado via edital: 2022

Voltado para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 12 anos de idade, o Projeto Criando Arte oportuniza para a comunidade do povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, aulas de desenho e pintura, aprofundamento em técnicas de educação artística, além de atividades especiais que envolvem o dia da família.  

Palavrinhas

Contemplado via edital: 2022 

Realizado nas dependências do Abrigo José Vicente com atividades diárias, semanais e mensais, o Projeto Palavrinhas promove ações envolvendo leitura, interpretação, teatro, escrita, partilha de experiências e outras atividades lúdicas, proporcionando integração entre os abrigados, colaboradores e diretoria da casa.     O ambiente foi especialmente decorado e recebeu materiais aportados pelo Instituto Lina Galvani, possibilitando a realização das atividades e a colaboração nas intervenções psicossociais das equipes técnicas no auxílio à superação de traumas.   O projeto se apresenta como complementar ao trabalho realizado pelo time de profissionais do abrigo, como psicólogos e assistentes sociais, para resguardar direitos, garantir desenvolvimento saudável e promover aprendizado escolar de crianças e adolescentes de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano.  

Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

Contemplado via edital: 2020   

Com o intuito de despertar a consciência ambiental, o Projeto Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos promoveu oficinas e capacitou alunos das escolas municipais e estaduais do bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, para atuar como agentes participativos no cuidado com o meio ambiente. A temática da reciclagem esteve no centro das ações da iniciativa, que pôde executar apenas uma oficina ao longo do ano de sua realização, em razão da suspensão das aulas na rede pública por conta do COVID-19.  

Comunidade Mais Limpa

Contemplado via edital: 2022

Realizado ao longo do ano no povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, o Projeto Comunidade Mais Limpa busca apoiar a comunidade na educação ambiental e no desenvolvimento de novos aprendizados com foco na limpeza e no meio ambiente.   Com esse propósito, o projeto prevê conscientização da comunidade acerca do descarte irregular de resíduos e convite para participação em mutirões de limpeza dos espaços públicos e oficina de reutilização de resíduos, por meio de parcerias, voluntariado e inclusão de toda a comunidade.

Divas da Dança

Contemplado via edital: 2022

Promover a saúde, o bem-estar e a autoestima de mulheres dos 15 aos 50 anos de idade. Este é o objetivo do Projeto Divas da Dança. Realizada ao longo de todo o ano na comunidade do povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, a iniciativa oferece aulas semanais de zumba e jump. O momento é uma oportunidade e estímulo para o autocuidado e a diversão, a integração da comunidade e o combate ao sedentarismo. Além das aulas, o grupo conta com caminhadas mensais e palestras voltadas para a vida da mulher.

Jovem Feliz

Contemplado via edital: 2022

Proporcionar atividades esportivas de futebol e vôlei para crianças e jovens da comunidade do povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, é o intuito do Projeto Jovem Feliz. A iniciativa, realizada ao longo de todo o ano, busca oportunizar a prática de exercícios físicos, como forma de promover a saúde e propiciar uma opção de lazer, ocupando o tempo livre dos participantes e, consequentemente, afastando-os do mundo das drogas.  

Mulheres Protagonistas

Contemplado via edital: 2022

Focado em empreendedorismo, o Projeto Mulheres Protagonistas busca capacitar mulheres de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, que estejam em risco de vulnerabilidade social e que estejam buscando uma oportunidade para entrar no mundo dos negócios.   Atendidas pelo projeto, elas aprendem, por meio de cursos e oficinas, técnicas de artesanato, como feltro e garrafas decoradas, crochê, bordados e produção de sabonetes. Além disso, participam de palestras e mentorias que ensinam como empreender e formalizar o negócio. Toda a arrecadação proveniente da venda dos produtos fabricados é revertida em benefício das mulheres participantes das iniciativas.      

Doce Maria

Contemplado via edital: 2022 

Focado em empreendedorismo, o Projeto Doce Maria busca capacitar mulheres de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, que estejam desempregadas e que queiram ingressar no mundo do empreendedorismo através do ramo da culinária. No projeto, as mulheres aprendem um novo ofício: a produção de doces e bolos artesanais, utilizando principalmente cascas de frutas e demais alimentos perecíveis, exercendo uma atividade que pode representar um complemento ou principal fonte de geração de renda para suas famílias.   

Da Favela Para o Mundo da Dança

Contemplado via edital: 2022 

O Projeto Da Favela para o Mundo da Dança é uma iniciativa do grupo de dança denominado Psyco Crew, sediado no Distrito do Jaguaré, em São Paulo. O grupo é composto por jovens dançarinos, atuantes dentro do cenário da cultura Hip-Hop. O projeto caracteriza-se pela ação sociocultural, contribuindo dessa forma com a transformação social dos jovens do território, envolvendo-os nas oficinas de Breaking, Locking, Hip-Hop, Freestyle, entre outras. Semanalmente, o grupo se encontra para os treinos e realiza mensalmente intervenções culturais abertas para que a comunidade possa conhecer o desenvolvimento e talento de seus alunos.

Pão e Muito Mais

Contemplado via edital: 2022 

Promovido pela Associação Tonkiri Voa, no bairro do Jaguaré, em São Paulo, o Projeto Pão e Muito Mais se dedica à formação de mulheres da região em técnicas de padaria e de aproveitamento total de alimentos provenientes da cesta básica, além de capacitá-las na gestão financeira básica de pequenos negócios ligados à produção de alimentos. A recém-criada Cozinha Social Tonkiri é local de acolhida para mulheres que queiram aprimorar o autocuidado e o empoderamento pessoal, profissional e financeiro. 

Biblioteca em Ação

Contemplado via edital: 2022   

O Projeto Biblioteca em Ação: Contar, Encantar e Educar tem como objetivo atrair moradores da comunidade Vila Nova Jaguaré, em São Paulo, para a biblioteca no Centro Cultural Profissionalizante (CCP). Com espaço adequado, o propósito da iniciativa é incentivar o hábito da leitura e o desenvolvimento do senso crítico e olhar apurado dos atendidos e frequentadores do espaço. O projeto, que já teve o espaço revitalizado, oferece contação de histórias, encontros sobre mangás, saraus e oficinas de arte para crianças e adolescentes e grupo específico de leitura para mulheres.

FAQ

Como o Instituto Lina Galvani atua na seleção de projetos?

A partir do diagnóstico participativo, da avaliação do território e da análise do Conselho Administrativo, o Instituto Lina Galvani disponibiliza editais, com temas que são propostos bianualmente, junto às comunidades nas quais a Galvani atua. Os editais são abertos para a participação de pessoas físicas (individuais/coletivos) e/ou organizações sociais sem fins lucrativos que possam contribuir com o desenvolvimento de seus territórios de atuação. Os projetos serão analisados, levando-se em consideração as propostas que melhor correspondam aos critérios de seleção estabelecidos, como o respeito ao tema previsto, a contribuição para o desenvolvimento do público-alvo e/ou comunidade, a apresentação clara e objetiva da estratégia de execução do projeto, a clareza de resultados esperados e métricas de avaliação, a articulação com outras organizações e o orçamento compatível ao limite estabelecido pelo edital e coerente com as ações designadas pelo projeto. A análise dos projetos será feita por uma banca avaliadora, composta por representantes do poder público municipal; colaboradores, membros do Conselho Administrativo, convidados do Instituto Lina Galvani e representantes da Galvani, sua mantenedora. 

Quem pode se inscrever nos editais?

Estão aptos para inscrever projetos em editais do Instituto Lina Galvani, as Pessoas Físicas (individual) maiores de 18 anos, sem exercício de cargo político ou público, civilmente capazes e em ordem com a Receita Federal; Grupos não formalizados (sem CNPJ), que possuam o mínimo de duas pessoas físicas que atuem no desenvolvimento de projetos e iniciativas sociais, cujo representante legal seja maior de idade, civilmente capaz, em situação regular junto à Receita Federal e que não exerça cargo político ou público e, por fim, as Organizações Formais compostas por entidades sociais de direito privado sem fins lucrativos, que atuem no desenvolvimento de projetos e iniciativas sociais, sem exercício de cargo político ou público, sem vínculo com partido político em todo o território nacional. Os responsáveis e a instituição devem estar regularizados junto aos órgãos públicos. A inscrição de projetos provenientes de grupos não formalizados e de organizações formais devem, obrigatoriamente, indicar uma segunda pessoa que se responsabilizará pela execução das atividades e cumprimento do termo de parceria, no caso de ausência do proponente do projeto, por qualquer que seja a razão.

Quem não pode inscrever projetos?

É vedada a participação de dirigentes e colaboradores da Galvani e Instituto Lina Galvani e seus familiares em primeiro grau; membros da Banca Avaliadora do Edital e seus familiares; pessoas ou instituições que tenham projeto com ligação a partido político; instituições do Sistema “S” – Senai, Sesi, Sesc, Sebrae e outras -, universidades e autarquias (sendo aceitas apenas na condição de parceiras do projeto ou da instituição proponente) e pessoas jurídicas de direito privado que não tenham atuação social.

É possível inscrever mais de um projeto no edital?

Sim, é possível inscrever quantos projetos quiser, no entanto, apenas um projeto será selecionado por pessoa, grupo ou organização.

Quais são as documentações obrigatórias para a inscrição?

PESSOAS FÍSICAS (INDIVIDUAL)   

Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cédula de Identidade (RG); comprovante de residência; currículo dos responsáveis pelo projeto; relato das atividades sociais já executadas pelos proponentes.

GRUPOS NÃO FORMALIZADOS (SEM CNPJ)   

Cédula de Identidade (RG) dos representantes legais do grupo – no mínimo 2 (dois) responsáveis; Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos representantes legais; comprovante de residência dos representantes legais; currículo dos responsáveis pelo projeto/grupo; relato das atividades sociais já executadas pelos proponentes.

SEM FINS LUCRATIVOS   

Comprovante da inscrição da organização no CNPJ; Cópia do RG, CPF e comprovante de residência do (s) representante (s) legal (is) da organização; currículo dos responsáveis pelo projeto/grupo; relato das atividades sociais já executadas pelos proponentes; cópia do estatuto em vigor com suas alterações registradas no cartório competente e inscrição do ato constitutivo, acompanhada de cópia da ata de posse da diretoria em exercício, com registro em cartório e última ata de eleição do (s) representante (s) legal (is) da organização.

Além disso, será preciso apresentar comprovante de regularidade com Receita Federal e Previdenciária – apresentação de Certidão Conjunta de Débitos relativos aos Tributos Federais, emitida pela internet, sujeita à conferência e dentro do prazo de validade; junto à Caixa Econômica Federal, apresentação do CRF – FGTS, emitido pela internet e dentro do prazo de validade; junto ao Estado, a Certidão Negativa de ICMS ou Certidão de Não Inscrição e junto ao Município, a Certidão Negativa de Tributos Mobiliários (ISS) e Mobiliários (IPTU). Também será necessário apresentar Balanço Patrimonial do último exercício social já exigível por lei e Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

Observação: serão aceitas as situações cadastrais “Negativa” ou “Positiva com efeito de Negativa”.

Como é feita a divulgação dos projetos selecionados?

Os resultados das propostas selecionadas são divulgados pela própria plataforma, através de envio de e-mail automático, conforme endereço eletrônico cadastrado no ato da inscrição. Os projetos selecionados também são amplamente divulgados nas redes sociais e demais canais de comunicação do Instituto Lina Galvani.   

Há acompanhamento dos projetos ao longo do período de execução?

Os projetos selecionados serão acompanhados durante o período de apoio do Edital, através de visitas mensais do agente local do Instituto aos projetos para saber o andamento das ações, dúvidas, dificuldades, oportunidades e afins, seguindo o plano de trabalho individual inscrito no Sistema Bússola e formalizado com o Termo de Parceria.  

É possível alterar o projeto durante o seu período de execução?

A partir da seleção do projeto, as organizações podem e devem contatar o Instituto Lina Galvani (ILG) sempre que surgir uma dúvida ou dificuldade, incluindo qualquer mudança ou alteração do projeto. As alterações só serão aceitas se enviadas via e-mail para o contato do ILG e aprovadas via e-mail. Em caso de alteração de projeto sem a prévia autorização do ILG, deverá ser realizada a devolução integral do recurso disponibilizado, assim como a não aplicação do recurso no projeto proposto.  

Qual o valor do apoio financeiro para cada projeto e como é feita a transferência dos recursos?

O aporte financeiro recebido por cada projeto aprovado é delineado previamente em edital e tem um limite de R$ 15.000,00. Uma vez selecionado, proponente do projeto e Instituto Lina Galvani formalizam o Termo de Parceria, que estabelece os papeis e obrigações entre as partes. A transferência dos recursos é feita em parcelas previamente estabelecidas em edital, nas contas bancárias em nome do proponente do projeto e conforme valores previstos em conjunto com os responsáveis.  O recurso é intransferível para outras pessoas, organizações, grupos e finalidades, devendo ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento do projeto. Para que os recebimentos sejam feitos dentro do prazo, o proponente do projeto selecionado deve efetuar as prestações de contas correspondentes em tempo hábil.

Quais são os itens financiáveis que podem constar no orçamento do projeto?

Podem constar no orçamento do projeto, as despesas pontuais ou recorrentes, como instrumental para a execução do projeto, reparos, reformas, compras de equipamentos, capacitações, transporte, alimentação, material de limpeza, telefonia, uniforme, entre outros; despesas administrativas limitadas a 10% do valor total do projeto e remuneração dos oficineiros, consultores, palestrantes e professores que trabalham diretamente com o projeto no limite de 20% do valor total do projeto. Acompanhe os detalhes no regulamento do edital, quando aberto.  

O que não pode ser financiado pelo projeto?

Não pode constar no orçamento, o pagamento de salário de funcionários administrativos ou da gestão/liderança da organização do grupo não formalizado ou do responsável pelo projeto – a exceção é somente a remuneração do oficineiros, consultores, palestrantes e professores no limite de 20%, como descrito acima; despesas com outras finalidades, para além do objetivo do projeto; taxas bancárias, multas, juros ou correção monetária – inclusive referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos e despesas referentes a pagamentos de dívidas ou obrigações vencidas.