Localizada no distrito do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, a Vila Nova Jaguaré possui uma das maiores favelas da cidade. As primeiras ocupações da favela, em meio a esse distrito que se destaca como importante centro industrial, se iniciaram nas décadas de 1960 e 1970.
No final do ano de 2003, começamos a buscar uma forma de contribuirmos com o desenvolvimento da região. A partir do interesse da comunidade pela área de culinária, pesquisamos a realidade da gastronomia e identificamos um mercado em ascensão nacional e extremamente carente de mão de obra qualificada. Desses estudos e de reuniões com a comunidade, nasceu o projeto Cozinheiro Cidadão, que deu origem ao Programa SERvindo.
Entrelaçando desenvolvimento humano e socioeconômico, de 2005 até o final de 2009, o programa formou 240 alunos como cozinheiros, garçons e baristas, inserindo 80% no mercado de trabalho, contribuindo para o aumento da autoestima e da renda familiar. Com a importância do trabalho de inclusão social aliada à cidadania, o projeto recebeu reconhecimentos importantes como o Prêmio Revista Nutrinews, ser destaque FoodService 2006 e com a aluna Uridéia Andrade representando a 8ª Meta do Milênio na ONU/NYC, em 2005, Chasing the Dream.
Em 2015, retomamos a atuação na comunidade, com a perspectiva de estreitar laços e voltar a contribuir com o desenvolvimento comunitário dessa região. Desta vez, trabalhamos com a temática do lixo, por ser um problema que afeta a localidade, em virtudedos diversos pontos de descarte irregular de resíduos e entulho.
Nossa atuação em 2018 foi focada em rodas de conversas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) com o público do Centro da Criança e do Adolescente (CCA), localizado a poucos metros da sede do Instituto.