Somos engajados no desenvolvimento local, por isso incentivamos a construção de comunidades articuladas em Redes Sociais Solidárias.

Na ocasião da nossa criação, em 2003, Rodolfo Galvani, um dos sócios-fundadores da empresa Galvani, fez um pedido especial à filha Cecília, nossa conselheira: “Faça nas comunidades o que a sua avó faria”. É inspirado nos ensinamentos, valores e exemplos de Dona Lina Galvani que o Instituto tem desempenhado o trabalho nas comunidades onde atua.

Todas as pessoas merecem apoio a partir do momento em que estejam dispostas a se ajudar.

Escuta ativa, fazer juntos e articular, nosso tripé essencial.

Trabalhamos de forma a evidenciar o potencial dos atores locais, para que percebam o seu papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, ao invés de fazer pelo outro, temos como princípio fazer com o outro, visando a autonomia e o fortalecimento local, guiando o processo de crescimento de maneira singular, desenvolvendo projetos que observam e respeitam as necessidades de cada região.

Acreditamos que não há fórmula quando se trata de Desenvolvimento Comunitário, materializamos essa crença com atuação específica para cada comunidade.

Missão

Atuar nas comunidades em que estamos presentes para que elas se articulem, potencializem suas capacidades e realizem as transformações sociais que julguem necessárias.

Visão

Criar uma realidade na qual comunidades articuladas, autônomas e sustentáveis estarão preparadas para realizar as transformações sociais.

Valores

Equidade, Sustentabilidade, Crença no potencial humano, Colaboração e Corresponsabilidade.

Nossa Trajetória até aqui

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

2022

Fundação do Instituto Lina Galvani, inspirado nos valores da matriarca da família, Dona Lina, com a missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades nas quais a Galvani possui operação.

Desenvolvimento do nosso primeiro projeto junto à uma comunidade vizinha, no bairro paulistano do Jaguaré – o Cozinheiro Cidadão, promovendo capacitação profissional no ramo da gastronomia a membros da comunidade.

Oferecimento de aulas gratuitas de karatê para crianças no bairro de Betel, na cidade de Paulínia. A mobilização dos moradores levou à criação da associação AMBAP - Associação de Moradores de Betel. Ali nascia o projeto Viva Betel, com o objetivo de integrar a região, por meio de atividades esportivas e culturais.

O Cerrado ganha um grande aliado: o Parque Fioravante Galvani (atualmente renomeado como Parque Vida Cerrado), primeiro centro de conservação e educação ambiental do oeste baiano. Localizado em Barreiras, na divisa com Luís Eduardo Magalhães, atua em três frentes: criadouro conservacionista, viveiro de mudas e centro de educação ambiental

A formação de parcerias intersetoriais marca o caráter articulador do Instituto Lina Galvani. O Programa SERvindo, expandido com apoio de outros Institutos Empresarias, se dedica à temática da inserção social de jovens; o Parque, junto a outras empresas interessadas, assume responsabilidade pela conservação do Cerrado e se une às secretarias municipais para incentivar a educação ambiental.

Momento de revisão estratégica. Período de repensar a nossa principal missão: o desenvolvimento comunitário, por meio da articulação de redes sociais solidárias. A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) se torna nossa ferramenta de escuta ativa, acolhimento e transformação social.

ILG inicia atuação em novos territórios promovendo Rodas de Conversa para Diagnostico Participativo. A comunidade de Angico dos Dias (BA) manifesta o desejo de se organizar para buscar melhorias para a região. Criação da associação de moradores e da Rede Social é incentivada, mostrando a força do FAZER JUNTO.

O ILG começa a desvendar, junto aos jovens de Serra do Salitre (MG), as riquezas e belezas do lugar, por meio de um projeto de resgate da história e cultura locais. Realização de campanha de divulgação junto a funcionários da Galvani – Café com ILG.

A Galvani identifica o desenvolvimento local como parte de sua agenda de sustentabilidade. Alinhamento de estratégias, Galvani e ILG passam a buscar o mesmo objetivo e trabalham juntos para deixar um legado positivo e sustentável nos territórios de atuação.

I Encontro “Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos”, convocando atores pares para conversar sobre os desafios e oportunidades a partir do alinhamento do Investimento Social com o negócio. Revisão de Governança, inclusão de mais conselheiros independentes.

Sistematização da Metodologia de atuação em Desenvolvimento Comunitário e 1º piloto de aferição de indicadores de impacto. Início atuação integrada com empresa em Serra do Salitre, se antecipando à chegada do empreendimento.

Lançamento do livro e II Encontro “Desenvolvimento de Comunidades Impactadas”, com presença de lideranças comunitárias. Início atuação de fortalecimento da Gestão Pública de Campo Alegre de Lourdes (BA).

Início atuação de desenvolvimento comunitário em Luis Eduardo Magalhães (BA).
O Parque Vida Cerrado comemora sua primeira década, passando por uma revisão estratégica organizacional com foco em aprimoramento das práticas.
Lançamento de nosso primeiro edital público, em Serra do Salitre, com a seleção de cinco projetos nas áreas de educação, cultura e turismo para receber apoio do Instituto.

Intensificação da atuação em Luís Eduardo Magalhães, com a realização de mutirão com os moradores para melhorias na praça do Jardim Ipês.
Efetivação do edital “Ideias e Ações” em Campo Alegre de Lourdes e Luís Eduardo Magalhães, concretizando o apoio aos cinco projetos em cada uma das duas cidades baianas.
Aplicação de oficinas de Educomunicação nas três localidades de atuação, com foco em comunicação impressa.

Comemoração dos 15 anos. Colaboração com a edição especial da revista Página22, publicada pela GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, sobre o tema Governança Territorial. Elaboração do livro Ecoar, com entrevistas e fotos de moradores das localidades de atuação, além da elaboração da nossa Teoria de Mudança.

Novos editais em execução em LEM e CAL, Diagnóstico e planejamento participativo em LEM e formalização da Associação Rede Social de Angico dos Dias

Vozes da comunidade e revisão do plano de comunicação, criação da UP LEM e fortalecimento dos grupos socioprodutivos e de geração de renda nas comunidades. Desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento comunitário on-line.

Inauguração da Casa de Diálogo da Associação Rede Social em Angico dos Dias com laboratório de informática disponível e escritório do ILG em LEM, dois pontos de espaços de participação para os projetos apoiados nos territórios e mobilização de jovens como novas lideranças comunitárias em LEM.

Execução da terceira edição do Edital Instituto Lina Galvani em LEM, CAL e agora também no Jaguaré em São Paulo. Fortalecimento das redes sociais solidárias e dos grupos socioprodutivos da região.