O Instituto

Quem somos

"Todas as pessoas merecem apoio a partir do momento em que também estejam dispostas a se ajudar. Nosso ponto de partida é conhecê-las, saber em que situação estão e o que precisam. A partir daí, agimos para que cada um possa desenvolver seu potencial, passando esses valores adiante."

D. Lina Galvani (2004)

O Instituto Lina Galvani (ILG) é um Instituto Empresarial Familiar nascido em 2003 dentro do Grupo Galvani, inspirado nos valores da matriarca da família, D. Lina Galvani. Em 2004 recebeu o certificado de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Desde o início, o ILG se dedica a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das localidades em que a Galvani atua. Tem como linha de trabalho evidenciar o potencial dos atores locais, para que percebam o seu papel no desenvolvimento da comunidade. Por isso, ao invés de fazer pelo outro, o ILG tem como princípio fazer com o outro, visando à autonomia e ao fortalecimento local, guiando o processo de crescimento de maneira singular, desenvolvendo projetos que levam em conta as demandas, respeitando as características específicas de cada região.

Escuta ativa - Fazer junto - Articular é um tripé essencial da ação do ILG. O Instituto acredita que não há fórmulas prontas em se tratando de Desenvolvimento Comunitário e, portanto, concretiza esta crença em sua atuação diversificada em cada comunidade.

Posicionando-se como mais um ator que se engaja no desenvolvimento local, o Instituto Lina Galvani visa à construção de comunidades articuladas em Redes Sociais Solidárias, pois acredita ser isto fundamental para uma sociedade sustentável.

Desde sua criação, o ILG investiu em torno de 10 milhões de reais em seus projetos, nos quais foram envolvidas diretamente cerca de 26 mil pessoas.

Nossa inspiração

Em 2003, na ocasião da criação do Instituto, Rodolfo Galvani, um dos sócios-fundadores da empresa Galvani, fez um pedido especial à filha, Cecília, atual Presidente do ILG: “Faça nas comunidades o que a sua avó faria”. E é dessa forma, inspirado pelos ensinamentos, valores e exemplos de D. Lina Galvani, que o ILG tem desempenhado seu trabalho nas comunidades onde atua.

Filha de imigrantes italianos, Laurina Farnetani Galvani, a Dona Lina, nasceu em 7 de janeiro de 1913, em São João da Boa Vista (SP). Casou-se com o Sr. Rodolpho Galvani, com quem teve 4 filhos, 15 netos e 12 bisnetos.

Aos 100 anos, ainda faz questão de manter-se ativa, participar das obras de solidariedade de sua cidade, reunir a família e cultivar o relacionamento com as pessoas. Ela relata que o gosto que tem por aprender a acompanha desde sua idade escolar, enfatiza a sua crença na força do trabalho e também o privilégio de ser feliz com as coisas simples. Talvez sejam estes os motivos, além da fé na vida e nas pessoas, de sua longevidade.

Missão, Visão e Valores

Missão: Contribuir para o desenvolvimento das comunidades impactadas pela atuação da Galvani.

Visão: Construir, conjuntamente, um legado virtuoso nas comunidades de atuação.

Valores:

  • Autonomia de indivíduos e comunidades
  • Corresponsabilidade
  • Respeito à diversidade
  • Flexibilidade e adaptabilidade
  • Construção e aprendizado coletivos