Projetos Institucionais

  • Encontro “Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos”

    Um grupo diversificado de profissionais se reuniu em um encontro para discutir o Desenvolvimento de Comunidades Impactadas por Grandes Empreendimentos. Cerca de 40 representantes de institutos empresariais, áreas de sustentabilidade e responsabilidade social de empresas, poder público, oragnizações de classe, além de consultores e pesquisadores conversaram sobre os desafios e oportunidades dessa atuação, na medida em que a função social das empresas vem sendo questionada e a responsabilidade pelo entorno de suas operações, ampliada. As principais discussões e levantamentos foram consolidados em um documento coletivo, que trouxe questões como: as formas de engajar a comunidade e incluí-la no processo, a convergência instituto-empresa, a importância do diálogo como ferramenta para o desenvolvimento comunitário, e o valor que as ações sociais agregam às empresas e as formas de mensurá-lo.

    O ILG conseguiu reunir um grupo muito impressionante, muito forte e muito representativo para discutir essa questão.

    André Degenszajn, Secretário-Geral do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas)

    Vamos a muitos eventos que têm essa temática, mas nunca há tempo para conversar sobre experiências e dificuldades. Esse encontro nos fez entender que as preocupações que temos muitas vezes são desafios comuns.

    Adriana Deróbio, do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social)

    A discussão foi rica e creio que proporcionou reflexões e alinhamentos importantes. Além disso, pude conhecer mais sobre a importante atuação do ILG e também os ensinamentos da Dona Lina.

    Rafael Gioielli, Gerência Geral de Planejamento e Desenvolvimento do Instituto Votorantim
  • Programa de Voluntariado ILG

    O ILG dá um novo passo para ampliar a rede de pessoas envolvidas em ações de Desenvolvimento Comunitário. O Programa de Voluntariado ILG, lançado em novembro, tem o objetivo de ser um canal para aproximar e envolver os funcionários, tanto da Galvani quanto de outras empresas, na busca de melhorias para as localidades nas quais atua. O novo programa foca em ações integradas aos projetos desenvolvidos ou apoiados pelo ILG e as iniciativas das já atuantes redes sociais solidárias implantadas nas comunidades. As empresas serão agentes importantes no programa na divulgação e articulação entre seus funcionários e incentivando a participação nas ações. A primeira ação aconteceu em Angico dos Dias (BA), e consistiu na mobilização de cerca de 40 voluntários da Galvani e empresas parceiras para a construção da Praça São José.

    Eu jamais imaginaria que o primeiro passo de uma praça como essa aqui seria tão rápido, e a dedicação de todos foi fundamental para isso. Mas não vamos dar ela como finalizada: todos os sábados a comunidade de Angico vai se reunir para fazer os acabamentos e ampliar para mais coisas. Esse projeto não vai parar por aqui.

    José Mário Farias, voluntário da Galvani e morador de Angico
  • Alinhamento Estratégico Empresa-Instituto

    Por iniciativa da área de Sustentabilidade da Galvani, foi formado um Grupo de Trabalho que, sob a coordenação do ILG e participação das áreas de Comunicação, Engenharia, Gestão de Pessoas, Saúde, Meio Ambiente (SMA) e Gerências das unidades da empresa, definiu a matriz de papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos no que tange o “Desenvolvimento Socioambiental e Relacionamento com comunidades” - traduzido também por “Desenvolvimento Local”, bem como uma estratégia diferenciada de atuação para cada uma das localidades. Serra do Salitre (MG) foi escolhida como piloto e o ILG assume o papel de articulador desse trabalho no território.