Projetos Luís Eduardo Magalhães

  • Parque Fioravante Galvani

    Em 2013, o PFG completou 7 anos de existência e iniciou um processo de trilhar um caminho independente do ILG e se converter em uma nova organização. Para tanto, o Instituto tem buscado empresas que compartilhem da crença do desenvolvimento sustentável do agronegócio para que, junto à Galvani, possam potencializar a missão de conservação do cerrado. Acompanhando as mudanças, o Parque também ganhou canais de comunicação próprios: site, fanpage no Facebook e newsletter bimestral.

  • Campanha Amigos do Cerrado

    A Campanha Amigos do Cerrado - oportunidade que o ILG oferece para que organizações ou pessoas físicas contribuam para a conservação desse bioma - fechou o ano com 6 parcerias vigentes, tornando possível a realização de importantes benfeitorias no PFG, como a construção de novos recintos e a compra de aparelhos para o laboratório veterinário. Foram parceiros em 2013: Interagrícola, Brasitrans e TerraOeste na categoria prata, e Grupo Santo Antônio, Restaurante Vitória e Transcerrado na categoria bronze.

    Participar ativamente de parcerias como essa demonstra que a empresa é socialmente responsável, que se preocupa com a natureza e com os princípios da sustentabilidade. Ser parceiro de projetos como o do PFG agrega um valor social importante.

    Márcia Enéias, gerente da filial da Interagrícola
  • Criadouro Conservacionista

    A fim de propiciar a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, em 2013, dois novos animais chegaram ao Criadouro: um exemplar de arara-azul macho, que foi permutado por uma fêmea que vivia no Parque e um cervo-do-pantanal macho.

    Neste ano, também nasceram dois animais no Parque: um veado-catingueiro e um macaco bugio. Seus nomes, Jason e Pandora, foram escolhidos por crianças que visitaram o PFG.

    Além disso, dentro de um programa de fidelização da unidade da Galvani na localidade, a empresa encomendou 5 mil mudas, que começaram a ser produzidas no Parque e distribuídas aos clientes da empresa no final do ano passado.

    Aprendi que não podemos maltratar nenhum animal e que todos os seres viventes merecem ter uma casa e não morrer por queimadas.

    Criança visitante do PFG
  • Visitas Monitoradas

    A demanda por visitas ao PFG continuou alta em 2013, tanto durante a semana, quanto aos sábados. Ao todo, foram 1486 visitas de alunos de escolas da região e 720 visitas abertas à comunidade. Este projeto trouxe aos moradores de Luís Eduardo Magalhães e região resultados como: oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora locais, descobrir as belezas do Cerrado e sua importância para o ecossistema; quebrar o preconceito de que esse bioma é menos atrativo ou sem valor; valorizar o habitat comum, o fortalecimento do senso de comunidade e a criação de uma identidade local, em uma região formada por pessoas de diversas partes do país.

    Devemos cuidar de tudo isso, do nosso meio ambiente. Proteger a natureza é a melhor coisa que a gente faz.

    Criança visitante do PFG
  • Viveiro de Mudas

    Em 2013, o PFG produziu e expediu cerca de 15.000 mudas nativas do Cerrado que foram utilizadas para recuperação e reflorestamento de áreas degradadas.

    Além disso, dentro de um programa de fidelização da unidade da Galvani de LEM, a empresa encomendou 5 mil mudas, que começaram a ser produzidas no Parque e distribuídas aos clientes da empresa no final do ano passado.

    Nossos clientes são empresários sérios, que têm interesse em utilizar as mudas do PFG em áreas de reflorestamento das suas fazendas e cumprir todos os compromissos com o meio ambiente. São a prova de que é possível aliar a produção agrícola com a preservação ambiental.

    Rodolfo Galvani Neto, Gerente de Comunicação do Grupo Galvani
  • Campanha LEM APP 100% Legal

    A Campanha LEM APP 100% Legal, parceria entre Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional e Prefeitura Municipal de Luis Eduardo Magalhães (LEM), teve 2 anos de duração e foi encerrada em 2013. Veja seus principais resultados:

    Restauração de Áreas de Preservação Permanentes (APPs): 15 Proprietários rurais foram sensibilizados sobre a importância dos recursos hídricos da região e a necessidade da restauração ecológica das áreas degradadas. Eles receberam orientações sobre como fazer a restauração em suas terras e a manutenção das áreas. No total, foram restaurados 144 hectares em 10 propriedades de LEM e de Barreiras. Em 5,5 hectares dessas áreas foi utilizada a inovadora técnica da muvuca.

    Festival das Sementes: O mote principal da ação foi ensinar sobre as riquezas naturais do Cerrado e a importância da restauração das áreas de preservação. Realizado em 4 escolas municipais de LEM, contou com a participação de aproximadamente 1.100 alunos e 40 professores.

    Rede de coletores de sementes do Oeste da Bahia: Criada com o objetivo de estimular os moradores das comunidades rurais de LEM na identificação, valorização e coleta de sementes das espécies nativas do Cerrado para a produção de mudas, além de ser uma nova fonte de geração de renda para as famílias da região. Foram 85 coletores cadastrados, 4 toneladas de sementes colhidas e um aumento de R$ 1.060,00 na renda anual de cada coletor.

    Não fossem os ensinamentos que tivemos no Parque, eu garanto que não tínhamos chegado a lugar nenhum. Ali, podemos conhecer de perto a flor, a árvore, a madeira, a semente. Todas as espécies em todas as suas etapas e épocas do ano. E isso é muito importante para identificar a semente depois. Hoje a gente olha uma árvore e a conhece, sabe o que cada uma traz de melhor.

    Marilene de Araújo Mendes, coordenadora geral da Rede de Coletores de Sementes