Apresentação

Prezado (a),

Para o Instituto Lina Galvani, 2014 foi mais um ano de aprendizado e de consolidação da nossa metodologia, cada vez mais alinhada ao negócio da empresa Galvani, sem perder de vista sua missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades de forma autônoma e sustentável.

Institucionalmente, o grande destaque fica para a criação de indicadores de desenvolvimento comunitário e o piloto de sua aferição em uma pesquisa aplicada em Angico dos Dias, no semiárido baiano.

Nesta mesma localidade, comprovamos que o trabalho da Rede Social é uma alternativa colaborativa ao modelo social, econômico e político vigente, à medida em que podemos observar parte da população saindo da posição de passividade, passando a ser ativa na busca de soluções para suas inquietações. O crescimento dos negócios dos grupos socioprodutivos ilustra bem esse processo.

Em Serra do Salitre/MG, a comunidade também começa a ser encorajada a se tornar protagonista na busca de melhorias para a região, com um trabalho de desenvolvimento local que se antecipa à chegada do empreendimento. É iniciada a construção de uma agenda de futuro local, envolvendo moradores e lideranças do município.

No bairro de Betel, em Paulínia/SP o foco foi o fortalecimento da associação de moradores local, resultando em uma melhor compreensão de seus desafios e a busca conjunta de ações para solucioná-los.

E o Parque Fioravante Galvani, em Luís Eduardo Magalhães/BA, continua seus trabalhos, sendo cada vez mais independente do ILG e valorizado na região pelo seu comprometimento com a conservação do Cerrado.

São os frutos da colheita de 2014 que queremos compartilhar com você neste relatório, além de agradecer a todos aqueles que contribuem, participam e acreditam no nosso trabalho. Essa união de esforços intensifica nossas ações e amplia nosso poder de transformação.

Para 2015 e os próximos anos que virão, fica o nosso compromisso de cuidar para que o investimento social realizado seja cada vez mais eficaz e estratégico, contribuindo para que a presença da empresa nas localidades seja uma oportunidade de desenvolvimento das comunidades, deixando um legado positivo por onde passa.

Boa leitura!

Equipe Instituto Lina Galvani