Projetos Luís Eduardo Magalhães

  • Parque Fioravante Galvani

    O Parque Fioravanti Galvani comemorou, em 2014, 8 anos de existência e de trabalho árduo para a contribuição no desenvolvimento sustentável e conservação do cerrado baiano. E motivos para celebrar não faltam: até aqui foram mais 200 mil mudas produzidas, 14 animais nascidos dentro do criadouro conservacionista e milhares de estudantes e professores participando dos projetos de Educação Ambiental.

    Hoje, o PFG é um espaço valorizado na região de Luís Eduardo Magalhães pelo seu comprometimento com a conservação do Cerrado e a educação ambiental. E a cada ano tem crescido o interesse dos moradores da região em conhece-lo e participarem das atividades. E, para potencializar ainda mais a missão, além das parcerias realizadas, o PFG concluiu seu processo de abertura da filial, caminhando cada vez mais para uma maior independência.

    Foi extremamente gratificante conferir de perto esse trabalho que, graças ao seu profissionalismo e excelência, contribui até mesmo para a literatura científica. Além disso, poder conhecer alguns animais salvos pelo Parque de perto é uma experiência muito interessante. A conservação da fauna e da flora do Cerrado é essencial porque, apesar de sua rica biodiversidade, muitas espécies estão ameaçadas de extinção.

    Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil
  • Procura-se um amigo

    A Campanha Amigos do Cerrado continuou ao longo de 2014 dando ótimos frutos para o PFG. Além das parcerias já consolidadas, aderiu ao projeto um novo parceiro: a Monsanto, que se junta a Campanha na categoria diamante, seguida da Brasitrans, Interagrícola e TerraOeste, na categoria prata, e Restaurante Vitória e Transcerrado, na categoria bronze.

    A campanha resultou em uma arrecadação total de R$ 139.219,00. E através desses recursos, foi possível a realização de importantes investimentos e melhorias, como construção e reforma de recintos de animais, além de projetos em educação ambiental.

    A parceria é mais uma ação da empresa no apoio à conservação do Cerrado brasileiro, bioma fundamental para o sucesso do agronegócio responsável no país.

    Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto
  • Ouvidos atentos para a proteção ao cerrado

    O AlôCerrado! é um projeto de educação ambiental que consiste na produção de programas de rádio com foco motivador e orientador do desenvolvimento de cidadania, abordando vários temas sobre meio ambiente.

    Em 2014, foi realizado com o apoio da Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia), da Rádio Cultura 104,9 e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de LEM (SEMA).

    Produzido por 20 alunos, entre 10 e 14 anos, da Escola Municipal de Educação Integral São Francisco de LEM, foram ao ar, pela Rádio Cultura, 3 programas com os temas escolhidos pelos próprios estudantes: Queimadas, Reciclagem e Poluição.

    É possível conferir o resultado dessa produção aqui

    Muitas pessoas não têm acesso e nunca ouviram falar desses assuntos ligados ao meio ambiente. Então, eu acho que o Alô Cerrado é muito importante para alertar a todas as pessoas, levar a elas informações interessantes e trabalhar a conscientização

    Fernando Marcelo dos Santos Moraes, estudante e participante do Alô Cerrado
  • Resíduos sólidos em foco

    Como forma de sensibilizar a comunidade local sobre a redução e reutilização de resíduos sólidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação do PFG, realizou oficinas com 446 docentes e 1000 estudantes da rede municipal de LEM. No processo de formação, 5 jogos educativos foram produzidos para serem entregues a todas as escolas do município.

    Já as tradicionais Oficinas de Educação Ambiental, realizadas pelo PFG, continuaram ao longo do ano. Essas oficinas, também realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação de LEM. O projeto, que foi totalmente gratuito e teve entrega de certificados aos participantes, contou com 26 professores da rede municipal de ensino, 14 módulos teórico-práticos e uma carga horária de 56 horas presenciais e 34 horas de atividades complementares, por meio da aplicação em sala de aula dos temas desenvolvidos nas oficinas.

    O que me chamou a atenção foi ouvir relatos dos pais dizendo que seus filhos tinham mudado de atitude a respeito da preservação do meio ambiente. Creio que conseguimos despertar e conscientizar em uma grande parte dos alunos a necessidade de cuidados com o nosso planeta.

    Professora Antônia Rodrigues Sales Souza, da Escola Mozart Feliciano
  • Conferindo as belezas do Cerrado de perto

    Em 2014, demos continuidade aos projetos de visitas monitoradas, contando com 1372 alunos de escolas da região e 680 visitas abertas à comunidade. Este projeto trouxe aos moradores de Luís Eduardo Magalhães e região resultados como: oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora locais; descobrir as belezas do Cerrado e sua importância para o ecossistema; quebrar o preconceito de que esse bioma é menos atrativo ou sem valor; valorizar o habitat comum, o fortalecimento do senso de comunidade e a criação de uma identidade local, em uma região formada por pessoas de diversas partes do país.

    79% dos participantes das visitas abertas à comunidade demonstraram satisfação com a experiência a ponto de indica-la para alguém. E 100% dos professores que levaram seus alunos ao Parque, desenvolveram atividades após a visita como estratégia de fixação/avaliação dos conteúdos apresentados.

    No mês de aniversário do Parque, setembro, aconteceu o tradicional “Dia no Parque”, visita especialmente planejada para os filhos dos funcionários da Galvani. O projeto contou com 16 crianças que passaram uma tarde no PFG na companhia de uma bióloga, um monitor e 6 voluntários.

    É bom saber que tem lugar de preservação ambiental na região. E que são pessoas dedicadas.

    Visitante do Parque

    Espaços como o Parque trazem possibilidades de aprofundarmos conhecimentos de forma concreta.

    Professora que acompanhou uma visita ao Parque junto a seus alunos
  • Novos moradores do Parque

    Em 2014, o Criadouro manteve-se com uma média de 30 animais de 10 espécies, com foco em pareamento, reprodução e estabilização do plantel.

    Novos animais das espécies lobo-guará e ararajuba chegaram ao Parque para formarem pares com os exemplares que já viviam no Criadouro.

    Além disso, foi finalizada a ambientação do recinto dos bugios, além da construção de um novo recinto para as emas, seguindo todas as normas estabelecidas pelo IBAMA para a manutenção desses animais em cativeiro.

    Na mídia

  • Reflorestando LEM com espécies do Cerrado

    A produção de mudas de 2014 aconteceu especialmente para o Programa de Fidelização da Galvani, tratando-se de uma encomenda de 5000 mudas doadas aos clientes da empresa para fins de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

    No total, em 2014, foram expedidas 5876 mudas produzidas no Viveiro do PFG.