Apresentação

Celebração, aprimoramento e consolidação são algumas das palavras-chave que marcaram o ano de 2016 no Instituto Lina Galvani. Foi um período intenso de comemorar conquistas, fazer uma análise sobre nossa atuação e maneiras de torná-la ainda mais eficaz e fortalecer projetos nos quais o "fazer juntos" provou ser o caminho para a transformação social.

Duas datas emblemáticas marcaram o período. No município de Luís Eduardo Magalhães (BA), comemoramos a primeira década do Parque Fioravante Galvani. Uma série de eventos lembrou a história da criação do primeiro e único centro de conservação e educação ambiental do Oeste da Bahia, as pessoas e instituições que participaram conosco dessa construção e a importância que ele alcançou na preservação do Cerrado.

Na comunidade de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA), celebramos os 5 anos da Rede Social de Angico, Peixes e Região, um projeto que deu representatividade à população local, articulada em grupos socioprodutivos e sociais que condensam anseios e, juntos, ganharam mais força para buscar meios de transformá-los em realidade.

Em 2016, seguimos debruçados sobre o estudo de nossa Metodologia de Desenvolvimento Comunitário e Sistema Integrado de Avaliação e Reporte, fazendo uma análise dos principais pontos a serem aprimorados e consolidados. Todas as áreas do Instituto e nossos parceiros em diversas frentes participaram desse processo. Ele resultou em uma versão atualizada do modo como vamos atuar nas comunidades e impactos esperados, tendo como base um Diagnóstico Participativo completo que nos dá subsídios para trabalhar os pilares da Coesão Comunitária e do Desenvolvimento de Potenciais.

Ainda no campo do aprimoramento, desenvolvemos durante o ano cursos, oficinas e eventos que enriquecem o repertório de nossa equipe, parceiros e população e dão ferramentas para melhorar a atuação nos projetos. É o caso da semana de formação dos agentes locais, que ampliou os conhecimentos destes que são a voz do Instituto nas comunidades. Nos municípios, a agenda incluiu oficinas de capacitação, cursos sobre liderança, rodas de conversa de avaliação, entre outras atividades que ajudam a criar uma base sólida para o desenvolvimento comunitário.

Paralelamente a novas iniciativas, consolidamos projetos importantes. Executamos o segundo ciclo de ações do Fortalecimento da Gestão Pública em Campo Alegre de Lourdes e abrimos uma nova frente em Serra do Salitre (MG), com as etapas essenciais para a sua formatação no município.

Também na cidade mineira, demos o próximo passo na construção da Agenda de Futuro, com um edital que selecionou cinco projetos que serão apoiados pelos Instituto, e prosseguimos com o desenvolvimento do Comunidade de Aprendizagem, em parceria com o Instituto Natura e a Secretaria Municipal de Educação.

Em São Paulo, estabelecemos parcerias com organizações que atuam no bairro do Jaguaré e realizamos o projeto Rua Viva (oficinas que abordaram a conscientização sobre descarte de resíduos), que marcaram nossa retomada de atuação na comunidade.