Gestão Pública

Aprimorar a gestão pública e promover melhorias na educação

  • Fortalecimento da Gestão Pública

    Nós reconhecemos a importância do papel das instâncias públicas na sociedade e sabemos o quanto é primordial fomentar o diálogo multissetorial. Por isso, o Instituto Lina Galvani atua como o elo de ligação entre poder público, sociedade civil e organizações especializadas em capacitar esses atores. Nosso objetivo? Ampliar a participação popular nas decisões do município, qualificar o controle social e fortalecer as instituições para, numa força-tarefa onde todos têm voz, desenvolver políticas públicas mais democráticas e eficazes. O resultado: melhorar a qualidade de vida da população.

    Em 2016, nosso projeto Fortalecimento da Gestão Pública, em parceria com a Organização Agenda Pública, deu passos importantes para sua consolidação em Campo Alegre de Lourdes (BA), com a execução do segundo ciclo de ações. Em Serra do Salitre (MG), abrimos uma nova frente do projeto, com as etapas essenciais para a sua formatação no município.

    Logo no início do ano, um decreto municipal oficializou a criação do Gabinete de Projetos em Campo Alegre de Lourdes. Foi uma grande conquista, pois abalizou o trabalho de capacitação dos funcionários públicos que vinha sendo realizado e reafirmou o engajamento da prefeitura como parceira nessa iniciativa.

    A formação dos cidadãos também teve grande importância em 2016. A “Oficina de Direitos”, realizada em julho no povoado de Angico dos Dias, teve como objetivo orientar a comunidade sobre o funcionamento da gestão pública e a importância do controle e da participação social nas políticas para a população.

    Procuramos estimular o sentido de comunidade, possibilitando a troca de experiências, vivências e saberes. Nestes três dias que passamos juntos na “Oficina de Direitos”, pudemos compartilhar e alinhar sonhos e fornecer ferramentas para colocá-los em prática.

    Leandro Prone, Analista de Políticas Públicas da Agenda Pública

    Durante todo o segundo ciclo do projeto, a Agenda Pública prosseguiu com a série de diagnósticos com os gestores públicos e das associações, cooperativas e conselhos de Campo Alegre de Lourdes. A capacitação dos servidores envolveu, em 2016, oficinas com foco na modernização de gestão e habilidades na elaboração de projetos.

    No município de Serra do Salitre, o Fortalecimento da Gestão Pública avançou com a apresentação dos resultados do diagnóstico realizado pela Agenda Pública com foco nas áreas básicas: saúde, educação e assistência social.O encontrou reuniu representantes da prefeitura, do Instituto e da empresa Galvani, que debateram sobre os indicadores levantados no município.

    Outra ação de destaque foi o Diálogos Democráticos, realizado em setembro. Aberto ao público, esse evento permitiu que os candidatos à prefeitura do município apresentassem seus planos de governo à população e respondessem às dúvidas dos cerca de 200 participantes. Foi uma oportunidade única e muito rica de uma conversa direta entre os políticos e os moradores no importante período pré-eleitoral.

  • Comunidade de Aprendizagem

    Consideramos a educação um dos pilares da transformação da sociedade. Não por acaso, outra base de nossa atuação nos territórios é na promoção de melhorias na educação pública, especialmente nos períodos básicos das escolas municipais e estaduais. Relacionada ao nosso eixo Gestão Pública, esse pilar de atuação contempla parcerias com organizações especialistas nesse contexto.

    Em Serra do Salitre (MG), unimos forças com o Instituto Natura e a Secretaria Municipal de Educação no apoio e desenvolvimento do Comunidade de Aprendizagem em nove escolas públicas da localidade. Esse projeto visa criar uma rede colaborativa para concretizar iniciativas que impactam positivamente na melhoria do ensino e do aprendizado.

    Depois de uma etapa inicial de formação que envolveu pais, professores, estudantes, gestores escolares e parceiros do poder público, 2016 foi o ano de fortalecer as capacitações, colocar em prática as iniciativas e buscar parcerias.

    Logo no início do ano, nossa agente local, Cristina Cardoso, e uma professora de Serra do Salitre participaram, em São Paulo, de um curso com referenciais teóricos e práticos para atuarem como multiplicadoras desses conteúdos a outros profissionais de educação no município. Localmente, os professores também passaram por capacitação sobre a metodologia e os objetivos do Comunidade de Aprendizagem, além de conhecerem ideias inspiradoras que podem ser replicadas em Serra do Salitre.

    Achei o curso excelente e creio que esclareceu muito com relação à proposta de levar a sociedade para dentro da escola. Isso é muito importante porque sabemos que a família e a sociedade devem fazer parte do processo de aprendizado escolar. Sem elas, o indivíduo não se desenvolve

    Sebastião Gonçalves da Cunha, professor na Escola Estadual Cornelia Regina

    Nas escolas municipais Lúcio Bittencourt e Raul de Melo, apoiamos a criação de hortas, construídas com a participação dos alunos. Junto com o Instituto Lina Galvani, envolveram-se nesse projeto a Prefeitura Municipal de Serra do Salitre, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as empresas Cooxupé, Emater, Montesa, ETM, entre outros.

    Em 2016, o Comunidade de Aprendizagem envolveu no município 848 estudantes, 705 familiares, 95 profissionais de educação, 16 voluntários, além de 40 participantes de uma comissão mista. Muito além dos números, os resultados também podem ser medidos pelos depoimentos de professores e pais:

    As crianças ficam com os olhinhos brilhando por saber que seus pais tiraram um tempo para vir na escola e participar de uma atividade da vida delas. Eu acredito que família e escola têm que caminhar juntas, porque funciona melhor quando se fala a mesma língua e se busca um objetivo comum.

    Cristhiane Neves Guimarães Castro, professora

    Participei de uma reunião na qual fizemos uma roda com os alunos e ajudamos nas atividades. Acho isso importante não apenas para agora, como também para o futuro, pois, lá na frente, ela vai lembrar que eu participei ativamente dessa etapa de formação dela.

    Aline Berto Monteiro, mãe de aluna

    UMA PERGUNTA PARA...

    Fernanda Pinho, coordenadora do Comunidade de Aprendizagem

    Quais os diferenciais do Comunidade de Aprendizagem?


    O projeto tem como foco ampliar e qualificar os espaços de interação dentro da escola e incentivar a participação da comunidade. É uma participação diferente daquela mais trivial que nós estamos acostumados a ver, na qual a escola informa coisas ou consulta as famílias, mas, na verdade, quem toma a decisão é a instituição. O Comunidade de Aprendizagem convoca a escola a abrir outros espaços de participação, para que a comunidade possa fazer parte dos momentos de aprendizagem dos estudantes, tomar decisões com relação aos rumos da escola – decidir, por exemplo, uma reforma que precise ser feita ou a mudança de material didático -, e estar envolvida nos processos de avaliação da qualidade de educação que é oferecida.

    Cria-se um maior diálogo entre os diferentes atores da escola, além de mais espaços de participação e de interação. E isso traz uma melhora significativa tanto na aprendizagem dos estudantes como na convivência no ambiente de ensino. A escola passa a ser um lugar que é de todos e que as pessoas vêm sentido em estar ali. Um lugar onde os estudantes podem ser ouvidos e os familiares podem trazer seus pontos de vista das situações. Resumindo: é humanizar as relações dentro da escola.

  • Formação do Grêmio Estudantil

    Nossa atuação nas escolas do município de Luís Eduardo Magalhães (BA) está bastante arraigada à educação ambiental, por conta dos projetos desenvolvidos pelo Parque Fioravante Galvani. Em 2016, criamos uma nova frente, com a oficina “Grêmio Estudantil - Construindo Diálogo e Representatividade”. Com a participação de 16 pessoas, entre estudantes e corpo técnico da Escola CeserPelissari, o curso teve como objetivo apresentar, orientar e contribuir para o desenvolvimento e implementação de grêmios estudantis. A oficina também abordou a atuação dessa forma de representação junto a estudantes, professores, gestores, sociedade civil e representantes de empresas locais.