2 de dezembro de 2025 Café Delas reúne 85 mulheres e celebra o empreendedorismo em Luís Eduardo Magalhães

Em 26 de novembro, o auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães recebeu o Café Delas – Construindo Presença com Propósito, evento gratuito dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município. Realizado pelo Sebrae Bahia, por meio do Sebrae Delas, e Instituto Lina Galvani (ILG), iniciativa contou ainda com o apoio de parceiros locais comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do território.

A manhã começou com a palestra “Oportunidades e Desafios da Mulher Empreendedora”, conduzida por Sandra Almeida, empreendedora e mestranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em um diálogo leve e repleto de conteúdo prático, Sandra abordou temas como posicionamento de marca, organização no dia a dia, tomada de decisão e caminhos para ampliar oportunidades de crescimento.

O evento seguiu com um talk show sobre oportunidades para empreendedoras, apresentado pelo Sebrae Delas e pelo Impulsiona LEM. Representando o ILG e o Impulsiona, Sabrina Carvalho convidou ao palco duas participantes do programa para compartilharem suas experiências transformadoras: Stella Pires e Edilânia Rosa. Elas contaram em detalhes como funciona o Impulsiona LEM, programa 100% gratuito do Instituto Lina Galvani, realizado em parceria com o Instituto Cória, que apoia mulheres empreendedoras em LEM através de capacitações, pílulas de conhecimento e fomento de uma rede de apoio. A iniciativa oferece qualificação via WhatsApp, aulas online e presenciais sobre Gestão, Marketing, Finanças e Vendas, além de conteúdos socioemocionais. Na fase final, 10 empreendedoras são selecionadas para receber um investimento de R$ 10.000,00 cada, com o intuito de impulsionar seus empreendimentos com acompanhamento, mentorias e desenvolvimento de seus negócios. Iniciado em 2025, a iniciativa já impactou mais de 100 mulheres.

Stella, da MS Personalizados e Decorações, empresa que faz brindes e presentes personalizados e decoração de festas, relatou como, apesar de já empreender, passou por um momento de desânimo e considerou desistir de seguir com o negócio. A entrada no Impulsiona LEM foi decisiva para que ela reorganizasse sua visão de negócio, recuperasse a confiança e identificasse novas possibilidades de futuro.

Já Edilânia, de Casa Produtos de Limpeza, empresa que vende produtos de limpeza como sabão em barra e líquido, detergente e desinfetante, emocionou o público ao contar que, antes do programa, não sabia em qual área empreender — e, mesmo enfrentando um tratamento contra o câncer, iniciou em março um negócio de fabricação de produtos de limpeza, que segue em crescimento. As falas inspiraram e emocionaram o público, e reforçaram a potência das mulheres do território, sua capacidade de reinvenção e o impacto do Impulsiona LEM na comunidade local.

A manhã também foi marcada por sorteios de livros e produtos das próprias empreendedoras, além de um coffee break que incentivou a troca de experiências e a criação de novas redes de apoio. Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Luís Eduardo Magalhães), da Associação Comercial e Empresarial de LEM (ACELEM), do Sicredi e do grupo Donas do Negócio estiveram presentes, acompanhando de perto a mobilização das mulheres e fortalecendo o ecossistema empreendedor da cidade.

Para Sabrina Carvalho, do Instituto Lina Galvani, eventos como esse mostram a força da parceria e o protagonismo feminino no território:

“Ver tantas mulheres reunidas, compartilhando suas histórias, aprendizados e sonhos, nos lembra da importância de criar espaços seguros e de apoio para quem empreende. O ILG acredita no poder da comunidade, e iniciativas como o evento Café Delas reforçam que, juntas, as mulheres avançam ainda mais.”

“A parceria entre o Sebrae Bahia, através da Unidade Regional 02 – Oeste da Bahia, e o Instituto Lina Galvani foi primordial para o sucesso do Café Delas. As instituições uniram suas expertises criando um ambiente propício, acessível e transformador para as mulheres empreendedoras do município de Luís Eduardo Magalhães. Saliento que essa colaboração potencializa recursos, redes de contatos e trocas de saberes, promovendo não só o aprimoramento de habilidades empresariais, mas também inclusão social e crescimento sustentável comunitário”, explica Maísa Amorim, analista de Negócios do SEBRAE/BA – LEM.

O Instituto Lina Galvani agradece ao Sebrae Bahia e ao Sebrae Delas, realizadores do evento, pela parceria contínua, bem como ao apoio fundamental da ACELEM, da CDL, do Sicredi e do grupo Donas do Negócio. A união de esforços é essencial para fortalecer o empreendedorismo feminino e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Luís Eduardo Magalhães.

Compartilhar:

Vamos transformar juntos
Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777,
11º Andar / Villa-Lobos – São Paulo,
CEP: 05477-902