A edição que celebrou os 10 anos de existência da Feira Sabores e Saberes vai ficar marcada em nossa história e na memória dos participantes.
Realizada anualmente em Angico dos Dias (BA) pela Associação Rede Social, com o apoio do ILG desde o seu surgimento em 2015, a feira já faz parte do calendário oficial de festejos do povoado e, neste ano, reuniu mais de 350 pessoas, trazendo também visitantes de outros povoados e munícipios da região, como Caracol e Campo Alegre de Lourdes.
Mais do que isso, a festa contribui para o desenvolvimento comunitário e geração de renda para os empreendedores locais, que expõem comidas típicas e produtos artesanais. Além disso, reforça a tradição e cultura, como o Reisado e as quadrilhas juninas por meio das apresentações artísticas e culturais.
Em 2025, a programação da Feira contou com exposição de quadros de arte, desfile de moda com peças do projeto Crochê da Dona Ninoca, apresentações culturais, como a do Reisado, feita pelo grupo Diversão Não Tem Idade, roda de capoeira do grupo Capoeira Miscigenação e a dança coreografada do grupo Divas da Dança, que foi um show. Sem falar das apresentações dos arraiás, tanto das crianças que compõem o grupo Criando Arte, quanto do grupo de jovens do Arraiá Angico, que neste ano, trouxe o tema Até que a Internet nos Separe, trazendo à tona reflexões importantes sobre o uso da internet atualmente. E, claro, não podiam faltar os shows das bandas locais que se apresentaram e botaram todo mundo para dançar.
Outros destaques
A Feira também foi prestigiada pelo prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Tadeu Dias, pela primeira-dama, Samara Lacerda, e vice-prefeito, Amauri Braga, além do prefeito de Caracol, Raniletti Macedo. Também participaram os vereadores Baixinho e Ailton Pedrosa, a secretária de Eventos e Turismo, Débora Rubem, a secretária de Cultura, Ana Rubem, e Abmael Baião, secretário de Ouvidoria, todos de Campo Alegre de Lourdes. Em comum na fala de todos eles, é a importância cultural, social e econômica da Feira Sabores e Saberes para o município e para a comunidade.
Realização
A Feira Sabores e Saberes surgiu em 2015 fomentada pelo ILG como uma oportunidade de geração de renda para os projetos socioprodutivos e empreendedores do povoado, desde então é realizada de forma autônoma pela própria comunidade através da Rede Social de Angico, Peixe e Região.
Este ano contou com apoio do ILG, Galvani, Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Eventos e Turismo da cidade, do Arraiá de Angico e das empresas Geofocus, Fagundes e DF Tarquino.
Confira as fotos: