
O Instituto Lina Galvani (ILG) anuncia o novo ciclo do Impulsiona LEM, iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino em Luís Eduardo Magalhães. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março, e o anúncio das selecionadas será realizado em 10 de março.
Após resultados expressivos em 2025, o programa retorna com o propósito de ampliar oportunidades para mulheres empreendedoras da região, promovendo autonomia econômica, geração de renda e fortalecimento de redes de apoio.
Resultados que comprovam o impacto
Na edição anterior, o Impulsiona LEM alcançou números que demonstram a efetividade da metodologia aplicada:
76% de aumento na renda per capita das empreendedoras aceleradas;
185 mulheres capacitadas;
Mais de 80 horas de conteúdo e apoio técnico sobre empreendedorismo disponibilizadas via WhatsApp;
95% de avaliação positiva entre as participantes;
Realização de feira de empreendedorismo com faturamento superior a R$ 7 mil em apenas quatro horas.
Para Welson Alves, coordenador de Investimento Social do ILG, os números refletem o compromisso institucional com o desenvolvimento territorial. “O Impulsiona já provou seu impacto ao alcançar um aumento de 76% na renda direta das participantes no ciclo anterior. Nosso compromisso é ampliar oportunidades para que essas mulheres desenvolvam seus negócios com autonomia, de forma estruturada e sustentável”, afirma.
Como funciona o programa
O Impulsiona LEM oferece capacitação gratuita por meio de conteúdos, aulas online e presenciais sobre gestão, marketing, finanças, vendas e competências socioemocionais. Além disso, promove mentorias e desenvolvimento de negócios.
A iniciativa integra o Programa Impulsiona Bahia https://impulsionabahia.com.br/lem/, que também seguirá para o segundo ano em Irecê, fortalecendo negócios de impacto social e ambiental no território. Desenvolvido dentro do eixo de inclusão produtiva do ILG, o programa constrói percursos personalizados a partir de rodas de escuta, formações e oficinas práticas, respeitando as especificidades de cada região.
Inscrições
As interessadas podem se inscrever até 7 de março pelo site https://impulsionabahia.com.br/lem/
O Impulsiona LEM é realizado em parceria entre o Instituto Lina Galvani e o Instituto Cória, com apoio da Galvani, ACELEM, Rádio Mundial, CDL, Sicredi e Universidade Anhanguera.
Com mais um ciclo iniciado, o ILG reafirma seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e com o desenvolvimento sustentável de seus territórios de atuação.