O Instituto Lina Galvani realizou, no dia 5 de dezembro, a 1ª Feira de Empreendedorismo do Impulsiona LEM, reunindo mulheres participantes do programa que tiveram a oportunidade de comercializarem seus produtos. A iniciativa marcou um passo significativo na promoção da autonomia financeira e no fortalecimento dos negócios liderados por mulheres em Luís Eduardo Magalhães.
A feira ocorreu no Complexo Industrial de Luís Eduardo Magalhães (CILEM) da Galvani, no espaço de convivência localizado em frente ao refeitório, aproveitando a circulação dos colaboradores durante o horário de almoço. A estratégia garantiu grande fluxo de visitantes e gerou um ambiente dinâmico de interação, experimentação e vendas.
O impacto da feira foi surpreendente: as empreendedoras somaram mais de R$ 7 mil em vendas diretas, resultado que reforça o potencial da iniciativa para geração de renda, validação de produtos e estímulo à continuidade e expansão dos empreendimentos na cidade.
Ao todo, 15 empreendedoras participaram desta primeira edição, oferecendo uma variedade de produtos que incluiu crochê, bonecos de amigurumi, bolos, doces, salgados, maquiagens e itens de skincare, livros, canecas e brindes personalizados, bolsas, carteiras, roupas fitness, produtos de limpeza e essências.
Para Welson Alves, coordenador de Investimento Social do Instituto Lina Galvani, o evento coroa o trabalho de inclusão produtiva que vem sendo feito ao longo do ano. “A feira se torna um marco da jornada das empreendedoras no Impulsiona LEM. Depois de meses de formação, trocas e aperfeiçoamento dos negócios, oferecer um espaço estruturado de vendas garante que todo esse esforço se converta em geração de renda e em novas perspectivas de futuro para elas. Quando vemos essas mulheres vendendo, testando estratégias e ganhando reconhecimento, percebemos o impacto direto do programa na sua autonomia econômica e no fortalecimento do território.”
“A Feira do Empreendedorismo foi um evento muito legal e de grande importância, pois demonstrou a força do empreendedorismo feminino, além da diversidade de produtos apresentados.
Foi um momento de distração e integração, no qual nós, colaboradores da Galvani, tivemos a oportunidade de interagir, realizar compras de produtos artesanais, como peças de crochê, aproveitar os deliciosos pratos que estavam à venda e conhecer mais sobre a Instituição Lina Galvani e seus projetos”.
Leticia Silva de Oliveira – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II Manutenção Mecânica, da Galvani
O Impulsiona LEM é um programa de fortalecimento do empreendedorismo feminino promovido pelo Instituto Lina Galvani, com apoio técnico do Instituto Cória. Em 2025, a iniciativa ofereceu uma trilha completa de capacitação via WhatsApp, aulas online e presenciais nas áreas de Gestão, Marketing, Finanças, Vendas e conteúdos socioemocionais para 215 mulheres. Atualmente, o programa está na fase de aceleração dos negócios, onde 10 empreendedoras com maior nível de maturidade dos seus negócios foram selecionadas para receber um aporte de capital semente de R$ 10 mil cada uma e consultorias personalizadas que irão até fevereiro de 2026.
A feira contou com apoio da Galvani, cuja participação foi fundamental para viabilizar o espaço, engajar colaboradores e impulsionar o alcance da iniciativa.
O sucesso da primeira edição abre caminho para que a feira de empreendedorismo se torne uma ação recorrente no próximo ciclo do Impulsiona LEM, previsto para iniciar em março de 2026.