Reforçando seu compromisso com as comunidades de Luís Eduardo Magalhães (BA), no último 14 de maio, o Instituto Lina Galvani (ILG) celebrou os seus 22 anos de atuação em um café da manhã para 50 convidados, o evento também serviu para marcar a reinauguração da sua nova sede em LEM. Foi um dia de muita celebração e trocas entre os presentes no evento, entre os quais autoridades locais, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e membros da Galvani, mantenedora do Instituto.
Além de falas de representantes e parceiros, que fizeram parte da trajetória do ILG em LEM, um dos pontos mais marcantes do evento foi o Painel “Conexões que Transformam”, que contou com lideranças comunitárias de projetos apoiados pelo ILG em LEM. Estiveram no palco, Bárbara Azevedo, diretora executiva do ILG, que mediou o bate-papo, Valeria Lima, da Associação Caliandra, Shirley Costa, do Mulheres Protagonistas, e Silvania Conceição, da Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia (Arsoba).
Presença do ILG em LEM começou em 2006
A história de atuação do ILG em Luís Eduardo Magalhães começou em 2006, com a criação do Parque Vida Cerrado (PVC), considerado o primeiro centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Cerrado na região do (MATOPIBA), o que iniciou uma trajetória pautada no fortalecimento das práticas ASG e no compromisso com o território.
“A história do Instituto Lina Galvani em Luís Eduardo Magalhães é marcada por um compromisso profundo com o desenvolvimento e a conservação local. Ao longo desses 19 anos, crescemos junto com o território, escutando a comunidade, aprendendo com ela e construindo soluções em parceria, com impacto real. A reinauguração da nossa sede simboliza esse amadurecimento e reforça nosso desejo de seguir atuando com presença, afeto e responsabilidade social, promovendo transformações sustentáveis e duradouras pelos próximos 20 anos”, destacou Bárbara Azevedo, diretora executiva do ILG.
A partir de 2011, o ILG passou a desenvolver projetos socioambientais de destaque, como a Arsoba, os cursos de Restauração Ecológica de Áreas Degradadas e o Festival de Sementes. Em 2016, ampliou sua atuação com iniciativas voltadas ao desenvolvimento comunitário, promovendo editais, projetos e programas de incentivo à capacitação e inclusão produtiva. Também vale destacar o Programa Diálogos que Transformam, realizado de 2021 a 2022, que atuou com lideranças comunitárias, profissionais da saúde e serviço social e cidadãos, e o Projeto Capacitar, de 2024, que promoveu por meio de editais apoios financeiros para lideranças e projetos locais focados no desenvolvimento profissional e a geração de renda.
Atualmente, o ILG implementa programas como o Conecta Jovem — voltado à capacitação e mentoria de jovens —, o Impulsiona LEM— programa de apoio ao empreendedorismo feminino —, além de apoiar o fortalecimento do Fórum UPLEM (União de Projetos de Luís Eduardo Magalhães) e do grupo de Terapeutas Comunitárias de LEM.
Além de Luís Eduardo Magalhães, o Instituto também possui atuação em Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), e em Irecê (BA), onde o ILG passou a atuar a partir de 2024 e recentemente inaugurou também sua sede.
As nossas portas estão abertas para receber você! Venha conhecer o novo espaço, trocar ideias e somar junto com a gente. Seguimos transformando juntos!
Rua Copaíba, 480 – Jardim das Acácias – LEM