23 de maio de 2025 Reinauguração da nova sede em Luís Eduardo Magalhães (BA) marca aniversário de 22 anos do Instituto Lina Galvani

Reforçando seu compromisso com as comunidades de Luís Eduardo Magalhães (BA), no último 14 de maio, o Instituto Lina Galvani (ILG) celebrou os seus 22 anos de atuação em um café da manhã para 50 convidados, o evento também serviu para marcar a reinauguração da sua nova sede em LEM. Foi um dia de muita celebração e trocas entre os presentes no evento, entre os quais autoridades locais, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e membros da Galvani, mantenedora do Instituto.

Além de falas de representantes e parceiros, que fizeram parte da trajetória do ILG em LEM, um dos pontos mais marcantes do evento foi o Painel “Conexões que Transformam”, que contou com lideranças comunitárias de projetos apoiados pelo ILG em LEM. Estiveram no palco, Bárbara Azevedo, diretora executiva do ILG, que mediou o bate-papo, Valeria Lima, da Associação Caliandra, Shirley Costa, do Mulheres Protagonistas, e Silvania Conceição, da Rede de Coletores de Sementes do Oeste da Bahia (Arsoba).

Presença do ILG em LEM começou em 2006

A história de atuação do ILG em Luís Eduardo Magalhães começou em 2006, com a criação do Parque Vida Cerrado (PVC), considerado o primeiro centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Cerrado na região do (MATOPIBA), o que iniciou uma trajetória pautada no fortalecimento das práticas ASG e no compromisso com o território.

“A história do Instituto Lina Galvani em Luís Eduardo Magalhães é marcada por um compromisso profundo com o desenvolvimento e a conservação local. Ao longo desses 19 anos, crescemos junto com o território, escutando a comunidade, aprendendo com ela e construindo soluções em parceria, com impacto real. A reinauguração da nossa sede simboliza esse amadurecimento e reforça nosso desejo de seguir atuando com presença, afeto e responsabilidade social, promovendo transformações sustentáveis e duradouras pelos próximos 20 anos”, destacou Bárbara Azevedo, diretora executiva do ILG.

A partir de 2011, o ILG passou a desenvolver projetos socioambientais de destaque, como a Arsoba, os cursos de Restauração Ecológica de Áreas Degradadas e o Festival de Sementes. Em 2016, ampliou sua atuação com iniciativas voltadas ao desenvolvimento comunitário, promovendo editais, projetos e programas de incentivo à capacitação e inclusão produtiva. Também vale destacar o Programa Diálogos que Transformam, realizado de 2021 a 2022, que atuou com lideranças comunitárias, profissionais da saúde e serviço social e cidadãos, e o Projeto Capacitar, de 2024, que promoveu por meio de editais apoios financeiros para lideranças e projetos locais focados no desenvolvimento profissional e a geração de renda.

Atualmente, o ILG implementa programas como o Conecta Jovem — voltado à capacitação e mentoria de jovens —, o Impulsiona LEM— programa de apoio ao empreendedorismo feminino —, além de apoiar o fortalecimento do Fórum UPLEM (União de Projetos de Luís Eduardo Magalhães) e do grupo de Terapeutas Comunitárias de LEM.

Além de Luís Eduardo Magalhães, o Instituto também possui atuação em Angico dos Dias, no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), e em Irecê (BA), onde o ILG passou a atuar a partir de 2024 e recentemente inaugurou também sua sede.

As nossas portas estão abertas para receber você! Venha conhecer o novo espaço, trocar ideias e somar junto com a gente. Seguimos transformando juntos!

Rua Copaíba, 480 – Jardim das Acácias – LEM

 

Compartilhar:

Vamos transformar juntos
Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777,
11º Andar / Villa-Lobos – São Paulo,
CEP: 05477-902