8 de dezembro de 2025 Angico dos Dias realiza sua 1ª Feira Livre e fortalece a economia local

No último domingo, 30 de novembro, a comunidade de Angico dos Dias viveu um momento histórico com a realização da 1ª Feira Livre do povoado, iniciativa realizada pela Rede Social de Angico dos Dias, em parceria com o Instituto Lina Galvani, Galvani, Gaia Social e Instituto Cória.

Pela primeira vez, os moradores tiveram acesso a um espaço estruturado de comercialização de produtos locais e orgânicos, o que representa um apoio para fortalecer a renda das famílias, ampliar o acesso a produtos frescos e criar oportunidades para que os participantes dos programas Impulsiona Angico e Quintais Produtivos vivenciassem a prática de vender e apresentar seus produtos diretamente ao público.

Realizada na Praça São José, das 7h às 10h30, a feira contou com a participação de 15 empreendedores, que ofereceram uma diversidade de itens: verduras e legumes orgânicos, mel, galinhas e carneiros, artesanato, bolos, doces, salgados, perfumes, entre outros produtos.

A adesão da comunidade surpreendeu positivamente: mais de 80 pessoas passaram pela feira, que movimentou aproximadamente R$ 4.500 em vendas diretas, gerando circulação interna de recursos, fortalecendo a economia local e a autonomia dos empreendedores.

Para Welson Alves, coordenador de Investimento Social do Instituto Lina Galvani, o resultado superou as expectativas e reforça o impacto da iniciativa. “A feira foi excelente. Ela representa um avanço importante para o fortalecimento da autonomia dos empreendedores locais e para o desenvolvimento econômico e social do povoado. Além de abrir os caminhos para a produção dos quintais produtivos, essa ação fortalece nossa estratégia de inclusão produtiva, que busca ampliar oportunidades e melhorar a qualidade de vida das comunidades com as quais atuamos.”

“A nossa feira foi um sucesso. Os agricultores e produtores estão conseguindo fazer suas vendas aqui. A nossa intenção é que a partir dessa edição, a Feira possa ser realizada semanalmente e contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade e servir de exemplo para outras localidades”, explica Meirielen Pereira, empreendedora, membro da Rede Social de Angico dos Dias e participante do Impulsiona Angico. Ela contou ainda que Angico sempre foi carente de alimentos frescos e alguns produtos e que, por isso, muitas pessoas sempre saiam para fazer compras fora. Por conta dessa demanda alta, abraçaram a ideia dos Quintais Produtivos, hoje existente em casas de nove famílias.

“Eu sou apicultora e agricultora e me sinto privilegiada por participar da Feira Livre de Angico e adquirir mais experiência e vender minhas mercadorias aqui. Daqui pra frente, minha expectativa é aumentar a quantidade de produtos oferecidos, fazer mais clientes e quero participar de todas as próximas feiras”, orgulha-se Eliane, empreendedora da cidade de Caracol, próxima a Angico, que vendeu mel, coalhada, requeijão, pimenta, manteiga, gergelim, frutas, milho, tomate, pimentão, feijão verde, maxixe, abóbora.

Ao longo de 2025, o Instituto Lina Galvani realizou na comunidade diversas atividades para o fortalecimento de uma rede de produção local, apoiando agricultores e empreendedores a organizar sua produção, precificar e vender melhor seus produtos. A ideia é que a feira seja o elo que faltava nessa cadeia: criando um espaço que promova e estimule a comercialização dessa produção e faça o dinheiro circular dentro do povoado.

Com a excelente recepção da comunidade e dos empreendedores, a 1ª Feira Livre de Angico dos Dias já nasce com vocação para se tornar tradição. A proposta é que ela aconteça periodicamente, consolidando-se como um espaço de convivência, troca e desenvolvimento local.

A Feira Livre de Angico dos Dias inaugura um novo capítulo para o território — um capítulo que valoriza quem produz, fortalece vínculos comunitários e movimenta a economia dentro do próprio povoado.

Compartilhar:

Vamos transformar juntos
Avenida Dra. Ruth Cardoso, 4777,
11º Andar / Villa-Lobos – São Paulo,
CEP: 05477-902