Os produtores rurais de Luis Eduardo Magalhães que queiram receber orientações técnicas em suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) tem até este sábado (15/10) para aderir à Campanha APP Lem 100% Legal. Este apoio integra uma iniciativa pioneira em todo o Brasil que visa tentar recuperar a vegetação nativa à beira de rios, nascentes, veredas, e topos de morro, e com isto manter 100% das APPs do município preservadas.

Segundo Georgina Cardinot, gerente do Programa Cerrado Pantanal da Conservação Internacional, serão apoiados produtores rurais que queiram receber recomendações e diagnósticos técnicos pré e pós plantio de mudas que também serão doadas. “O produtor será parceiro desta iniciativa e terá o compromisso de fazer a manutenção destas áreas. A Campanha APP 100% Legal é um chamamento e um incentivo àqueles que de forma voluntária queiram apoiar esta recuperação”.

Desde o lançamento da Campanha, promovido no fim de agosto, ao ser firmado um compromisso de apoiar a restauração das APPs, com a assinatura de um termo entre vários segmentos da sociedade, os produtores rurais começaram a se inscrever na Campanha. Além da Prefeitura de Luis Eduardo, Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional e Monsanto, também aderiram à Campanha APP 100% Legal, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a Associação dos Irrigantes e Produtores da Bahia (AIBA), Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Diagnóstico técnico – Depois de aderir à Campanha, uma equipe de técnicos especializados do Instituto Lina Galvani e da Secretaria de Meio Ambiente de LEM promoverá visitas para diagnosticar as áreas e identificar quais as técnicas a serem utilizadas para a recuperação caso a caso. Segundo a coordenadora do Parque Fioravanti Galvani, Mariângela Pinho, em muitos locais, talvez seja necessário apenas fazer o isolamento da APP. “Em alguns casos, podem ser plantadas sementes, e em outros, mudas nativas do cerrado serão utilizadas para a restauração das áreas verdes em APPs”, afirma.

Nas áreas onde o plantio de mudas for recomendado, o Parque Fioravanti Galvani, do Instituto Lina Galvani, disponibilizará espécies nativas do Cerrado. Haverá acompanhamento técnico após o plantio a fim de assegurar que as margens dos rios e nascentes sejam recuperadas, fortalecendo a disponibilidade hídrica dos rios de LEM. Já no primeiro ano da campanha está previsto o fornecimento pelo Parque Fioravanti Galvani de mudas de espécies nativas do Cerrado. A produção das mudas também promoverá a geração de renda para moradores de comunidades tradicionais por meio da coleta de sementes nativas na região, sendo a formação de uma rede de coletores de sementes uma das atividades previstas na Campanha.

Os interessados podem entrar em contato até o dia 15/10 com a Secretaria de Meio Ambiente de Luis Eduardo Magalhães, pelo telefone (77) 3628 3800 ou pelo e-mail meioambiente@pmlem.ba.gov.br e também com o Instituto Lina Galvani pelo telefone (77) 9971 3190 ou pelo e-mail mariangela@linagalvani.org.br.

Seja você também LEM APP 100% Legal!