Tendo em vista que o Governo do Estado de São Paulo abre a possibilidade para o consumidor destinar seus cupons fiscais para uma organização de sua preferência, a Associação de Moradores de Betel e Alvorada Parque (AMBAP) decidiu iniciar uma campanha para arrecadação de notas fiscais paulistas em Paulínia.

Para apoiar tal iniciativa, o ILG procurou aprender e se inspirar em outras organizações que têm se beneficiado deste programa do governo, como a Liga Solidária, em São Paulo e a Casa da Criança Paralítica, em Campinas. Diante de boas perspectivas, a campanha da AMBAP começou a ser planejada envolvendo, além de seus membros, pais e crianças participantes do Viva Betel – principal programa da Associação.

Os adultos pensaram em toda a logística da campanha, nos estabelecimentos que convidariam para serem parceiros, na distribuição de tarefas como recolher e cadastrar os cupons no sistema do governo e na forma como abordarão os proprietários e vendedores dos estabelecimentos.

Pais discutindo logística da campanha - set/2012

Já as crianças, foram responsáveis pela produção das urnas. Primeiramente definiram o formato e o material que seriam utilizados: casinhas feitas em caixas de sapato. Em um segundo momento, por meio de uma oficina de arte-educação, cada criança construiu uma urna, trazendo seu olhar pessoal sobre a AMBAP e o Viva Betel, enriquecendo este trabalho com criatividade e dedicação.

Crianças discutindo formato e material das urnas - set/2012

Marta Rejane Paganotti, mãe de Iascra e Arícia, que estão participando da campanha, acredita que os pais devem estar engajados na mesma luta que seus filhos: “Devemos acompanhar nossos filhos em qualquer momento da vida, pois quando nos envolvemos, a criança toma gosto, faz com mais prazer”. Ela complementa dizendo que por mais difícil que seja envolver todo mundo, a união faz a força e o importante é a qualidade do trabalho dos envolvidos e não a quantidade de pessoas.

“Promover essa criação coletiva da campanha, além de ser uma nova oportunidade de conseguir recursos para o bairro, trabalha a mobilização comunitária e a co-responsabilidade, itens fundamentais para a sustentação das ações da Associação”, afirma Cecília Galvani, Presidente do ILG.

As urnas serão distribuídas em 15 estabelecimentos comerciais no bairro de Betel e região e os recursos arrecadados serão destinados à manutenção da sede da associação e ao desenvolvimento dos projetos já existentes. Em novembro, a campanha será lançada e esses dois últimos meses do ano funcionarão com um piloto, para que os envolvidos consigam traçar metas e façam as adequações necessárias para cumpri-las em 2013.  

Urnas produzidas pelas crianças - out/2012

Para ver mais fotos dessa campanha, clique aqui!