O Parque Fioravante Galvani fechou o ano de 2012 com chave de ouro graças ao nascimento inesperado de um veado-catingueiro. O animal é fruto do casal Mariana e Oliveira – que faleceu no último ano -, e segundo a veterinária responsável, Marina Pessoa, a fêmea ficou prenha ainda na amamentação do filhote anterior e como tudo aconteceu muito rápido, nem desconfiaram.

Filhote de veado-catingueiro nascido no PFG

Filhote sob os cuidados da mãe, Mariana

Além disso, 2013 também começou com boas notícias: no último domingo, 17, nasceu mais um filhote de bugio. O macaquinho é filho de Florinda e Frederico, mesmo casal que nos dois anos anteriores também gerou animais que hoje vivem no PFG. Marina afirma que, nesse caso, estavam desconfiados da prenhes por se tratar de um casal sadio e com histórico de reprodução e pela fêmea se encontrar mais gordinha, mas por falta de equipamento não tiveram essa confirmação até o nascimento.

Florinda, Frederico e o filhote nascido em 2012 (o filhote que acabou de nascer ainda não pode ser fotografado)

Com a chegada dos novos moradores, o Criadouro passa a abrigar 5 exemplares de veado-catingueiro e 7 de bugio, sendo que 6 destes animais nasceram nas dependências do Parque, o que vem ao encontro do objetivo de reproduzir espécies ameaçadas do Cerrado.  

Os dois filhotes passam bem, estão sob os cuidados das mães e da equipe do PFG e têm se adaptado aos recintos. Eles deverão ser transferidos ou permutados para outros criadouros, com a intenção de se fazer pareamentos genéticos que propiciem à reprodução e a continuidade da espécie. Mas antes disso, deverão receber nomes a serem escolhidos pelos visitantes do Parque. Alguém tem alguma sugestão?