Alunos e professores durante o plantio de mudas - abr/2013

Qual a beleza escondida em uma simples semente? É que, mesmo tão pequena, basta criar as condições certas para ela nascer, desenvolver-se, multiplicar, ganhar o mundo e dar origem a plantações, matas e novas paisagens. Seguindo esta analogia, uma atividade realizada em abril pela Escola Municipal Onero Costa da Rosa, em Luís Eduardo Magalhães, pode ser considerada a fase de florescimento e frutificação de um amplo projeto de educação ambiental que vem sendo desenvolvido na escola.

No dia 2, carregados de baldes, carrinhos de mão e muita disposição, professores, alunos e alguns pais de estudantes realizaram o plantio de 630 mudas de plantas em um canteiro público nas proximidades da escola. Em mais de 2 quilômetros do espaço até então descampado da Avenida Tancredo Neves foram postas, uma a uma, futuras grandes árvores de Tamboril, Aroeira, Chichá, Jatobá, Cajuí, Angico Preto, Copaíba e até a exótica Flamboyant. “Não imaginava que podíamos tanto”, confidenciou, orgulhosa, uma aluna à professora Carine dos Santos Barros, uma das idealizadoras da atividade.

Festival das Mudas

Alunos e professores durante o plantio de mudas - abr/2013

Não à toa, o evento foi batizado pelos próprios estudantes como Festival das Mudas. Grande parte deles participou do Festival das Sementes, projeto da Campanha LEM APP 100% Legal que deu origem às pequenas árvores que plantaram. Realizado no ano passado pelo ILG, Prefeitura de LEM e Conservação Internacional, ele envolveu atividades de educação ambiental e culminou com a construção de um viveiro de mudas nativas do Cerrado na escola. As condições certas para o sucesso da empreitada foram criadas. Comerciantes locais e pessoas da comunidade também apoiaram a iniciativa, os professores incluíram nas suas aulas temas relacionados a preservação do meio ambiente e cidadania e os estudantes abraçaram o projeto com entusiasmo.

O período de cerca de cinco meses para crescimento das mudas foi aguardado com expectativa pelos alunos, ansiosos em realizar a etapa do plantio. “Ajudei a fazer estas mudas ano passado, agora fico feliz em vê-las crescer”, disse Ana Vitória, do sexto ano da escola, no dia da atividade. Também contentes ficaram os professores ao ver não apenas o empenho dos estudantes, mas  constatar ainda que os ensinamentos trabalhados durante todo o período já estão arraigados entre eles. “Não foi preciso nem pedir que recolhessem os saquinhos após o plantio; um aluno levou um balde enorme de lixo e, a cada muda plantada, ele estava ali para coletar o plástico”, conta a professora Carine.

Prontos para multiplicar

Conscientização da comunidade após o plantio de mudas - abr/2013

Tão importante quanto semear é cuidar do que foi plantado. Por isso, o trabalho dos alunos e professores da Onero Costa da Rosa não acabou com a colocação das mudas. No próprio dia, eles conseguiram mobilizar moradores e empresários do entorno do novo canteiro e fecharam parcerias para ajudar na irrigação das árvores, além de contar com a presença de representantes da Secretaria de Educação e Meio ambiente na atividade. Tem mais: na semana seguinte, diretores, professores e estudantes saíram às ruas para fazer a conscientização dos moradores sobre a importância da arborização e do cuidado com as mudas, uma sensibilização que acontece durante todo o ano, mas foi intensificada no período. “Queremos criar uma onda verde na cidade”, diz Carine. Dessa forma, as sementes plantadas há alguns meses na escola ganham o mundo, com a perspectiva de uma nova paisagem em Luís Eduardo Magalhães.

  

* Confira a galeria completa de fotos do dia do plantio e do trabalho de conscientização na comunidade no Facebook da Escola Municipal Onero Costa da Rosa

* Leia a entrevista publicada no blog do ILG com a professora Carine dos Santos Barros sobre o Festival das Sementes e o reflexo que o projeto teve na escola.