Dona Isabel é uma prova que disposição, realmente, não tem idade. Aos 66 anos, ela é presença certa nas reuniões e encontros realizados em Angico para organizar as atividades voltadas para os idosos e também nos encontros da Rede Social. Agregadora, está sempre incentivando os colegas da terceira idade a participar, trocar informações, dar opiniões ou, como ela diz, “não ficar escondido em um canto”. No evento realizado dia 24 de março, teve uma participação especial, apresentando uma receita de família. Confira a conversa que tivemos com Dona Isabel sobre a festa e sobre o Diversão Não Tem Idade.

D. Isabel e sua receita de família - abr/2013

Como foi o encontro para a senhora?
Foi uma maravilha, tudo lindo! Até desejei  ter alguns anos menos para aproveitar ainda mais. Fomos recebidos com o maior gosto e todos foram muito cuidadosos como a gente. E como não nos trataram como velhos, não nos sentimos velhos. Foi bacana a conversa antes, quando falaram porque estávamos ali, explicando o projeto, contando que pode acontecer mais vezes. Depois veio o baile, muito bom!

E a participação de todo o grupo de idosos?
Olha, me admirei. Até um casal que estava muito doente, tristinho, quando começou a festa caiu na dança. Os dois esqueceram o peso da idade! E não foram só eles! Muitos que imaginávamos que não iam participar, que sofrem de depressão, por exemplo, dançaram e enfrentaram tudo na maior beleza. Tinha gente que não dançava fazia muito tempo, porque geralmente não queremos fazer isso no meio dos jovens, né? Mas ali a coisa foi animada, só com o pessoal mais velho botando pra quebrar! Fazia uns 13 anos que eu não ia numa brincadeira dessas. Antes de sair de casa, fiquei pensando que iria passar vergonha, que os ossos não iam aguentar, mas, quando entrei, nem parecia que eu era da terceira idade.

A senhora foi escolhida para preparar o prato típico. Gostou da experiência?
Foi muito bacana. Levei a receita e os bolinhos de chuva e contei na frente de todos a razão de ter escolhido esse prato. Fez sucesso! Hoje em dia, só eu e minha filha preparamos do jeito que era antigamente, mas estamos aí para ensinar os mais jovens que quiserem aprender. Para a próxima festa, já fui convidada a levar o beiju com galinha, que preparo bem assada no forno e arrumo numa bandeja bonita. E cada um vai levar outra coisa, como bolo e refrigerante. É assim que tem que ser, compartilhando.

Qual a principal mudança que a senhora notou com a realização de projetos voltados para os idosos em Angico?
Nas caminhadas que tínhamos antes, a gente se sentia muito bem. Era um encontro, uma forma de reunião de todos, de fazer exercício, de sair de casa, de termos o nosso lugar. Porque idoso não é para ficar escondido em um canto, não! Com as atividades nos sentimos melhor, nos animamos. Se estamos sem fazer nada a gente se sente mais doente, sabe? Agora, nessa fase do Diversão Não Tem Idade, estamos voltando a movimentar a comunidade, convidando as pessoas, animando todo mundo de novo. Temos que botar fogo na fogueira! Antes não tinha nada para nós, parecia que velho não tinha valor. Agora, sabem que as pessoas de idade não são para deixar jogadas por aí, não. É importante essa força, para ajudar a movimentar. A gente se sente muito mais feliz e animada,  tanto que, até que voltem as caminhadas, nós mesmos formamos grupos que continuam a se reunir por conta, mantendo o costume. Assim, já estamos prontos para quando recomeçar!