SAM_0646

O que era apenas um sonho tornou-se realidade em 2013, quando a comunidade de Angico dos Dias uniu esforços para a construção da Praça São José (relembre essa ação aqui). Não demorou para o espaço se transformar no tão almejado lugar de encontro, esporte, lazer e cultura para a localidade. “Mas o que é bom pode ficar cada vez melhor”, resume o morador Iremar Fernando da Silva. E foi com esse espírito que ele e mais de 120 pessoas decidiram voltar a colocar a mão na massa em novos mutirões para incrementar a praça.

Coordenadas pelo ILG e a Rede Social de Angico dos Dias, as mobilizações aconteceram no final de janeiro e início de fevereiro e reuniram moradores, representantes do Instituto, parceiros do projeto, prestadores de serviços e 28 voluntários da Galvani. Também foi importante a ajuda material de aproximadamente 100 apoiadores locais, entre comerciantes, pessoas físicas e empresas como a Galvani, que doou a maior parte da matéria-prima necessária. O objetivo: executar melhorias para deixar a Praça mais agradável e segura para os usuários, como a construção de um palco com cobertura, a reforma de bancos, mesas e brinquedos e a instalação de holofotes.

_DSC0202 (Large)

ESPÍRITO DE COLETIVIDADE Como na primeira edição, a grande mobilização popular deu o tom nos dois finais de semana dos mutirões. Homens, mulheres, crianças e idosos se empenharam nas atividades. “O que vimos foi um exercício de cidadania e de espírito coletivo muito forte, a comunidade se envolveu e, juntos, conseguimos achar soluções para os obstáculos”, diz Tobias Ferraro, Consultor de Desenvolvimento Sustentável da Seeds, parceira do ILG nessa ação. De acordo com Ana Clara Dumont, Coordenadora de Comunicação do Instituto, também teve um grande destaque a participação das crianças. “Elas se envolveram, queriam muito ajudar, não apenas porque para elas é divertido, mas motivadas pelo movimento das pessoas e todo aquele ambiente. Elas foram nota 10”, diz.

A forma de mobilização da população de Angico dos Dias também chamou a atenção de Sérgio Jun Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto Lina Galvani. “Eu tive aqui uma verdadeira aula de senso comunitário, de cidadania, de como as coisas podem acontecer e as tarefas serem distribuídas, elegendo as prioridades da comunidade, aquilo que eles gostariam de ver na praça”, diz.

DSC01849

PERTENCIMENTO Os moradores que participaram dos mutirões também compartilham esse sentimento revelado por Sérgio. “É gratificante ver o esforço de todo mundo e muito bacana poder dizer que eu fiz parte. Essa união deixa a comunidade mais forte e anima o pessoal”, diz Rodrigo Soares, voluntário nas três ações na Praça São José.

Um fato presenciado em um dos dias das atividades exprime bem o espírito de coletividade que permeou os trabalhos. Ao ouvir um morador local dizer para José Dionísio da Rocha Filho, representante do ILG em Angico, que ele teria que cuidar para a Praça não ser depredada, outro imediatamente emendou: “Não é só o Zé Filho e, sim, todos nós, pois a praça é nossa!”. “É importante isso, que as pessoas a vejam como um bem de toda a comunidade, que todos se sintam donos dela e   motivados para ajudar – e usufruir também!”, conclui José Filho.

DSC01429

Veja mais fotos dos mutirões na página do Facebook do ILG!

* Com informações do Programa Cultivar.