Criar uma rede colaborativa para concretizar iniciativas que impactam positivamente na melhoria do ensino e do aprendizado. É com esse objetivo que o Instituto Natura desenvolve, em 108 escolas do país, o projeto Comunidade de Aprendizagem, que vem transformando a forma como alunos, educadores, famílias e Poder Público encaram a vida escolar de crianças e jovens. Desde 2015, somos parceiros dessa iniciativa em Serra do Salitre (MG). Agora, uma nova fase do projeto entra em ação e o Instituto Lina Galvani segue parte dessa mudança educacional na localidade. Confira algumas novidades do Comunidade de Aprendizagem para 2018:

Projeto sendo realizado na Escola Municipal Dalila Lopes

Acompanhamento contínuo

Inicialmente prevista para três anos, a fase de implementação e consolidação foi ampliada. “Decidimos acompanhar as escolas dos municípios no tempo que for importante para que elas, realmente, incorporarem a proposta”, explica Carolina Briso, gerente de Projetos do Instituto Natura. “A ideia é qualificar a implementação e dar um salto para ver esse trabalho com maior sustentabilidade dentro das escolas nas quais estamos atualmente”, completa.

De acordo com Cristina Cardoso, agente local do Instituto Lina Galvani em Serra do Salitre, está previsto para esse ano fazer um trabalho mais informativo com os gestores escolares visando a formação dentro dessa nova perspectiva. “Ao acompanhar as escolas por mais tempo, será possível avaliar melhor os impactos do projeto nas instituições de ensino e, consequentemente, na comunidade”, diz Cristina.

Troca de experiências

Assim como somos parceiros do Instituto Natura no município de Serra do Salitre, outras organizações se engajaram no projeto em estados como Piauí, Pernambuco e Bahia. Essa rede se intensifica em 2018 com três encontros que possibilitarão a troca de informações entre a equipe do projeto e todos os seus parceiros locais. O objetivo: fortalecer a rede, compartilhar experiências e elaborar ações em conjunto. “Estamos com uma expectativa muito grande pelo intercâmbio de conhecimentos e a oportunidade de mostrar nossa metodologia a outros institutos”, diz Cristina.

Projeto sendo realizado na Escola Municipal Lucio Bittencourt

Literatura em alta

Para melhorar a implementação das práticas do Comunidade de Aprendizagem em Serra do Salitre, em breve as escolas da comunidade receberão livros clássicos novinhos para utilizar nas Tertúlias Literárias, atividade que faz o maior sucesso entre os alunos. “Essa foi uma limitação que identificamos para a implementação do projeto e, agora, abrimos para essa aquisição”, diz Carolina.

Próximos passos

“Nosso desejo é que a concepção do Comunidade de Aprendizagem se fortaleça em Serra do Salitre como uma proposta para a educação. Por isso, vamos pensar em ações junto à Secretaria Municipal de Educação para estruturar o projeto como uma política pública”, diz Cristina. “A gente acredita muito que esse triângulo Poder Público, Instituto Natura e Instituto Lina Galvani é extremamente potente para consolidarmos ainda mais o projeto nesse município”, acrescenta Carolina.