O dia 24 de outubro de 2017 vai ficar para sempre guardado na memória da professora Patrícia Bernardes Silva Rosa. Diante de profissionais de educação de todo o Brasil e de países da América Latina, seu nome ecoou nas caixas de som do 7° Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, realizado nas dependências da Natura, em São Paulo. Era o anúncio dos casos vencedores do concurso que selecionou as 10 melhores histórias de transformação deste programa desenvolvido pelo Instituto Natura. Entre mais de 60 experiências educacionais inscritas, o trabalho que Patrícia desenvolve com seus alunos de alfabetização na Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt, em Serra do Salitre (MG), foi eleito um dos campeões.

Foto: Marcos Suguio – Instituto Natura

A educadora alcançou tal reconhecimento por conta da aplicação em sala de aula das Tertúlias Dialógicas Literárias, método coletivo de significados e conhecimentos com base no diálogo igualitário e no trabalho e atuação de todos os participantes. “Após a implementação das Tertúlias, os alunos passaram a fazer mais comentários coerentes e relacionados às falas dos demais, enquanto outros estudantes já liam concentrados e entendiam os textos, e todos expressavam suas próprias opiniões”, diz Patrícia. “Notei que o diálogo igualitário é um caminho para a educação de qualidade: meus alunos passaram a ser mais argumentadores, dialógicos, sabiam intervir e expor suas ideias”, completa a professora.

Professora Patricia Bernardes Silva Rosa – Foto: Marcos Suguio

TRABALHO COLETIVO

Não foi apenas Patrícia que celebrou a importante conquista. Presente no Encontro Internacional, Valéria Lapa, gerente de Relacionamento Institucional e Comunidades do Instituto Lina Galvani, também comemorou essa notícia. O Instituto foi o principal apoiador da aplicação do Comunidade de Aprendizagem em Serra do Salitre, que, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação da cidade, tem aplicado o programa em todas as escolas municipais desde 2016 (saiba mais sobre o projeto aqui). “A seleção da Patrícia entre as 10 melhores histórias de transformação é a concretização de que estamos no caminho certo e de que o projeto está sendo bem conduzido no município e, mesmo num curto espaço de tempo, trazendo resultados”, diz Valéria.

Mariney Ribeiro, secretária de Educação de Serra do Salitre – Foto: Marcos Suguio

Mariney Ribeiro, Secretária de Educação de Serra do Salitre, faz uma análise semelhante do prêmio. “Ficamos muito honrados com a escolha de um case da nossa cidade, e isso, certamente, vai incentivar ainda mais os professores, as equipes pedagógicas e os diretores escolares a desenvolver com entusiasmo as ações do Comunidade de Aprendizagem. Com certeza estamos colhendo os frutos do que plantamos”, diz.

INSPIRAÇÃO PARA O FUTURO

De acordo com Priscila Collet, coordenadora do Comunidade de Aprendizagem, um dos principais objetivos do Encontro Internacional é disseminar as práticas de implementação do projeto. “Tivemos dois momentos de trabalhos em grupo, em que os participantes puderam partilhar as experiências de cada município, para que todos saíssem com um rol maior de práticas”, diz.

Mariney e Patricia – Foto: Marcos Suguio

A estratégia deu certo. Mariney destaca que a participação no Encontro e a troca de experiências fortaleceu a vontade de dar continuidade e ampliar o projeto em Serra do Salitre. “Muitos estados e países estão colocando o Comunidade de Aprendizagem como uma política pública, inserindo-a nos planos municipais de educação como uma ferramenta que perdure por mais tempo”, diz. “É o que pretendo fazer por aqui, juntamente com a criação de um núcleo de formação continuada dos nossos professores”.

Professora Luciene Borges, formadora de Comunidade de Aprendizagem, em Serra do Salitre (MG) – Foto: Marcos Suguio

Para o Instituto Lina Galvani, o Comunidade de Aprendizagem é considerado um programa inspirador porque, além da melhorar a educação pública, tem foco na inserção das famílias e da comunidade no ambiente escolar. “Essa característica traz benefícios importantes para a caminhada de desenvolvimento comunitário que realizamos”, diz Valéria. “Nossa visão de futuro é a de uma comunidade sustentável e sabemos que só vamos conseguir isso tendo como alicerce uma educação de qualidade”, completa.