Desde a formação de rede social em Angico, há 2 meses, seus participantes vêm se encontrando e se organizando para viabilizar alguns projetos para a região. José Dionísio da Rocha Filho foi convidado pelo ILG para animar localmente essa rede. Zé Filho, como é conhecido, tem 33 anos e mora em Angico desde que nasceu. É casado, tem 3 filhos, é funcionário da empresa Galvani e professor do ensino fundamental. Também está cursando Pedagogia.

Zé Filho e Domingos no último encontro da rede - out/2011

Qual o seu papel na Rede Social de Angico, Peixe e região?
O meu papel na rede é fazer a ligação entre as comunidades e o ILG. E também buscar apoiá-los e esclarecer algumas dúvidas que possam surgir entre os grupos.

Fale um pouco dos principais projetos que estão sendo pensados na rede.
Existem várias ideias. Uma delas é o espaço público, que será um local onde vamos tentar trazer lazer para as pessoas. É uma praça para conversar, brincar, namorar, fazer o que mais gosta.
Outra ideia é entrar em contato com empresas que estejam dispostas a ministrar cursos profissionalizantes para as pessoas que necessitam. A gente fica numa área muito distante dos lugares onde se pode estudar, então a gente está tentando trazer alguns cursos aqui pra localidade. Outro projeto é o de coleta seletiva, em que estamos lutando por um ambiente melhor em nossa localidade, tentando trazer a limpeza para as vias e envolvendo também a escola.

Como os participantes da rede tem se organizado para viabilizarem tais projetos?
As dificuldades são muitas, mas a gente está conseguindo. As reuniões da rede acontecem uma vez por mês e eu me reúno com os grupos duas vezes por mês. Estamos tentando buscar apoio com as pessoas da comunidade que querem se envolver. A Prefeitura, a Galvani e a AMPARE (Associação de Moradores de Peixe, Angico e Região) também são parceiras.

Como você enxerga o trabalho em rede para a região de Angico?
Eu acho muito importante, pois para um lugar se desenvolver ele precisa ter comunicação, união. E o que a rede está trazendo é isso: várias pessoas pensando no bem da comunidade.