Para o Instituto Lina Galvani, 2012 foi um ano de aprendizado e de consolidação da sua maneira de atuar, pautada nos pilares do Desenvolvimento Comunitário e no tripé essencial de sua ação: Escuta ativa – Fazer junto – Articular.

Em Paulínia, ciente da importância de tornar as associações de base mais independentes, autônomas e fortalecidas, o ILG ampliou sua parceria com a Associação de Moradores de Betel (AMBAP), auxiliando-a na gestão, relacionamento com parceiros e busca de novos recursos (financeiros e humanos). Com isso, foram muitas as conquistas da AMBAP: elaboração de relatórios de atividades aos parceiros, aprovação de projeto – como proponente – na Lei de Incentivo aos Esportes, patrocínio para a equipe de Karatê, desenvolvimento de uma campanha para arrecadação de Notas Fiscais Paulistas envolvendo pais e alunos dos cursos oferecidos, além do aumento do número de voluntários, empresas parceiras e apoios financeiros.

Lançamento Campanha Nota Fiscal Paulista - nov/2012

Sabendo também que concentrar os esforços de busca pela melhoria da qualidade de vida nas mãos de um único ator social não é sustentável, o Instituto iniciou um movimento para a criação de uma rede social no bairro Betel. Para tanto, foram realizados encontros com moradores e empresas do bairro, promovendo um debate rico de preocupações e sugestões.

Encontro com a comunidade de Betel - jun/2012

Além disso, acreditando que a ajuda voluntária de profissionais aos jovens de sua comunidade em suas escolhas de carreira contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados, em 2012, o projeto Conhecendo uma Empresa deu continuidade à parceria com a Associação pela Criança e Juventude de Paulínia (AIJ), oferecendo orientação a mais de 120 jovens. Já a peça Orçamento Familiar, cumpriu o seu papel de tratar um assunto bastante sério de forma leve e divertida, utilizando o teatro como ferramenta de educação e desenvolvimento, e atingindo cerca de 200 pessoas.

Formatura da 2ª turma do Conhecendo do ano - nov/2012

Em Angico dos Dias, a atuação foi inspirada na premissa de fortalecer as comunidades para se tornarem protagonistas de seu próprio desenvolvimento por meio da descoberta da força do coletivo. A Rede Social completou 1 ano de existência e importantes conquistas foram frutos, direta ou indiretamente, da articulação e do trabalho dessa iniciativa, entre elas: o calçamento da principal rua, a instalação de 53 cisternas, a abertura de uma escola de informática, a conquista de um telefone para o posto de saúde, além da previsão de criação de um centro digital e o repasse de uma verba da Prefeitura que viabilizará a construção da primeira praça do povoado. 

Encontro da Rede Social de Angico - abr/2012

Em Luís Eduardo Magalhães, O Parque Fioravante Galvani mantém-se firme em sua missão de conservar o bioma Cerrado, envolvendo moradores e muitos parceiros nessa causa. A demanda por visitas monitoradas aumentou, totalizando, este ano, cerca de 2300 visitantes das escolas, universidades, empresas e comunidade de LEM e região. No Criadouro Conservacionista destacam-se os nascimentos de um veado-catingueiro e do primeiro exemplar de lobo-guará, uma grande vitória para essa espécie em extinção.

Vitor, o lobo-guará nascido no PFG - jul/2012

A Campanha LEM APP 100% Legal, em parceria com a Conservação Internacional e Prefeitura Municipal, finaliza seu primeiro ano e já emenda o segundo (a partir de julho/2012) obtendo, até agora, resultados bastante positivos, com atenção especial ao crescimento de 70% da Rede Coletora de Sementes, que fecha o ano com 85 integrantes cadastrados, 3 toneladas de sementes e uma renda média de R$ 505,00 por coletor. O Festival das Sementes, atividade de educação ambiental realizada com escolas rurais, atingiu nesta segunda edição 930 crianças e 27 educadores nas oficinas de educação ambiental.

Rede Coletora de Sementes - mar/2012

Em Serra do Salitre, dando continuidade à proposta de resgate da história, cultura e belezas naturais do município protagonizado pelos jovens, o ILG, com o apoio da Prefeitura Municipal e da empresa Galvani, realizou uma oficina de fotografia. Na atividade, os participantes aprenderam na teoria e na prática técnicas fotográficas a partir do olhar pessoal de cada um sob a cidade. A oficina resultou em um concurso que selecionou fotografias para comporem o calendário 2013 e cartão de Natal da Galvani, além de uma exposição e premiação dos vencedores em evento previsto para ainda este ano.

Participantes da Oficina de Fotografia - ago/2012

Com tudo isso, o ILG encerra o ano com a satisfação da missão cumprida: as sementes que foram plantadas começam a dar frutos, que certamente se tornarão mais doces em 2013! Aproveitamos a oportunidade para agradecer e desejar boas festas a todos os parceiros, voluntários e amigos que estiveram conosco em 2012.

Feliz Ano Novo com a certeza de que juntos podemos muito mais!