Fortalecer as organizações sociais existentes nas comunidades nas quais atua é um dos   compromissos do Instituto Lina Galvani. Respeitando as peculiaridades de cada região, buscam-se maneiras de ajudá-las a descobrir seus potenciais e aprimorá-los. Tendo esse princípio em mente, um novo passo está sendo dado junto à AMBAP (Associação de Moradores de Betel e Alvorada Parque), que atua no município de Paulínia, em São Paulo, e é parceira do ILG há quase 10 anos.

Desde maio, os integrantes da organização estão recebendo uma consultoria institucional que visa auxiliá-los a desenvolver o processo de gestão de forma participativa e eficiente. Em reuniões mensais, o grupo reflete sobre o próprio trabalho e identifica as prioridades a serem solucionadas. “A cada encontro, são elaborados planos de ação que auxiliam a equipe no projeto de planejamento, execução e monitoramento das ações”, diz Bárbara Guimarães, responsável pela consultoria. Paralelamente, o processo também auxilia o grupo a estabelecer relações cada vez mais sólidas e sustentáveis com instituições e com a própria comunidade.

Reunião da AMBAP com a consultoria - set/2014

Reunião da AMBAP com a consultoria – set/2014

“Para nós, é muito positiva esta iniciativa pois podemos dividir experiências e ter novas visões sobre o trabalho que realizamos”, diz Sueli Manfrim, ex-presidente e coordenadora da AMBAP. “Além disso, é importante para fortalecer a Associação e nos ajudar a reunir pessoas comprometidas com o trabalho voluntário na região do Betel”, completa.

NOVOS FRUTOS Os resultados da iniciativa do ILG e do interesse com o qual a Associação recebeu a consultoria podem ser percebidos em diversas ações realizadas pela AMBAP a partir de questões levantadas durante os encontros. Com o objetivo de ampliar a captação de recursos, foram elaborados e enviados projetos para editais do setor público e privado. O primeiro retorno positivo já foi dado: a organização obteve a aprovação no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e irá receber um apoio financeiro para a compra de equipamentos para a sede da Associação e materiais para as aulas do projeto Viva Betel.

Outros resultados também já podem ser comemorados. “A organização tem fortalecido seus processos de comunicação com a divulgação sistemática dos trabalhos desenvolvidos nas suas redes sociais”, diz Bárbara. Foi a partir dessa ação que a Associação estabeleceu uma parceria com o site Paulínia.net para a realização de um evento aberto à comunidade com o objetivo de discutir educação. Ele contou com a apresentação do documentário “Quando sinto que já sei”, seguida de uma roda de conversa entre os participantes. A proposta é que essa parceria tenha continuidade e novos eventos sejam realizados periodicamente, levando o nome da AMBAP a cada vez mais pessoas e fortalecendo sua atuação na comunidade.

ACONTECEU Difícil dizer quem se divertiu mais na festa do Dia das Crianças promovida pela AMBAP. Se foram os pequenos, estrelas da comemoração, ou o grupo de voluntários da Galvani e do ILG que ajudaram a alegrar o evento! Eles se vestiram de palhaço, pintaram os rostos da garotada e ajudaram na programação geral. Resultado: crianças pra lá de felizes e os membros do Programa de Voluntariado do ILG tão alegres quanto elas por contribuir para o sucesso da festa!

DSC01121