No último dia 6, ocorreu, em Paulínia, a formatura de mais uma turma do Curso Livre de Orientação Profissional. O evento encerra mais um ciclo do projeto Conhecendo uma Empresa, que desde 2011 é realizado em parceria com a Associação pela Infância e Juventude (AIJ).

Formatura da última turma do Conhecendo uma Empresa - nov/2012

Em 2012, 123 jovens passaram por aulas ministradas por 10 voluntários de diferentes áreas de conhecimento, visando à orientação em relação à escolha profissional. Para Fábio Toratti, funcionário da Arctest e voluntário no projeto, compartilhar seus conflitos para a decisão de carreira e experiência adquirida ao longo de seu percurso profissional é uma realização pessoal, além de acreditar que o fato de ser um jovem voluntário pode ser ainda mais inspirador: “Nós jovens, ao contrario do que dizem, não somos o amanhã, somos o hoje. Aquilo que seremos no futuro depende das atitudes tomadas no presente. Espero que os jovens que participaram das minhas atividades tenham se conscientizado disso”.

Jovens em visita à empresa Arctest - abr/2012

Além das palestras, os alunos têm a oportunidade de visitar uma empresa e conhecer na prática algumas profissões. Outra atividade oferecida é a peça Orçamento Familiar, também criada e encenada por voluntários.

A peça, que tem por objetivo auxiliar as famílias a controlar seu orçamento e evitar desperdícios, foi apresentada duas vezes este ano. A última sessão foi no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de Paulínia, e contou com cerca de 100 espectadores, dentre alunos, familiares e convidados.

Apresentação da peça Orçamento Familiar - out/2012

Iraí Lacerda, que trabalha na empresa Galvani, foi assistir a peça para prestigiar alguns de seus colegas que fazem parte do elenco e afirmou ter se surpreendido com a mistura de seriedade – pelo tema tratar do grande desafio da família brasileira – com momentos cômicos. “É um trabalho nobre, essas pessoas abrem mão de algumas horas que poderiam estar em um compromisso pessoal, e dedicam a um trabalho voluntário porque realmente acreditam em um futuro melhor. No momento em que você vê a peça, a dedicação dos colegas, a platéia ligada nos mínimos detalhes, você sente vontade de fazer parte de tudo aquilo”, conclui.

O ILG pega carona no depoimento do Iraí e aproveita a proximidade do dia 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário, para agradecer e parabenizar nossos voluntários: sem a dedicação e entrega de vocês nosso trabalho não seria o mesmo!