Desde 2006, o ILG vem promovendo oficinas de arte-educação ambiental para educadores da rede pública de Luís Eduardo Magalhães. O objetivo é sensibilizá-los e motivá-los a levar para a escola o debate sobre as questões ambientais contribuindo, dessa maneira, para a formação de cidadãos socioambientalmente educados.

Cléia Rute Pêgo, coordenadora da Escola Municipal Onero Costa da Rosa, afirma que os professores que têm especialização na área ambiental se destacam e produzem mais: “Temos duas professoras que participaram das oficinas no ano passado e a gente sente que elas lideram, dão uma puxada nos outros. Elas têm mais ideias do que fazer e como fazer o trabalho pedagógico”. 

Neste semestre as oficinas aconteceram de março a julho, complementando as ações do Festival das Sementes – iniciativa que integra a Campanha LEM APP 100% Legal. Contaram com a parceria da Conservação Internacional e da Prefeitura Municipal e o apoio da empresa Quatro Estações.

Foram 14 módulos com 20 participantes e um time de seis oficineiras, uma coordenadora e um auxiliar, que abordaram a inserção da educação ambiental na escola e muniram os educadores de ferramentas e estratégias para criarem projetos pedagógicos contemplando o tema.

Participantes em visita a um rio próximo à LEM - jun/2012

A partir das oficinas, Leila Martins, professora do Centro Municipal de Educação Infantil Mimoso I pôde enxergar a dimensão da questão ambiental e o quanto ela pode contribuir: “Eu conhecia o problema do lixo, da água, da energia e já fazia alguma coisa, mas era muito pouco. Percebi o quanto ainda pode ser feito! A gente tem realmente que arregaçar as mangas, fazer a nossa parte, e não esperar somente pelos outros. Fiquei encantada com o curso, tudo que eu aprendi lá, estou usando na minha turma. Eu e minha coordenadora fizemos um projeto na creche e já estamos colocando em prática”.

Leia entrevista completa realizada com a Coordenadora da Escola Municipal Onero Costa da Rosa, Cléia Rute Pêgo.