Desde que o ILG chegou a Angico, em 2009, e a comunidade se conscientizou de que a união entre moradores, prefeitura e empresas era essencial para o desenvolvimento local, as melhorias estão cada vez mais crescentes e constantes.

O primeiro passo foi dado com a criação da Associação de Moradores (AMPARE), seguida pela formação da Rede Social, que tem ampliado a participação dos moradores nas questões locais. Estas mobilizações comunitárias já trouxeram para Angico uma nova caixa d’água, um trator, o calçamento da via principal, além de todos os projetos que estão sendo desenvolvidos. E no último mês, algumas conquistas merecem destaque.

Fruto de um projeto elaborado pela AMPARE com o apoio do ILG e apresentado à CAR (Companhia de Desenvolvimento Ação Regional), começaram a ser instaladas 53 cisternas no povoado. A população já contava com algumas, mas que não atendiam a toda a necessidade. Estas obras promovem o aproveitamento do potencial dos recursos hídricos da região pela captação e armazenamento de chuvas e garantem que 93% das famílias obtenha água potável para o consumo humano.

Cisterna - foto ilustrativa

Por meio de verba oriunda de emenda parlamentar do orçamento Geral da União, 96 lares também serão beneficiados com sanitários, contribuindo para melhora na qualidade de vida. Segundo o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Alessandro Dias, o investimento será de R$ 550 mil.

Uma das iniciativas surgidas na Rede Social – a construção de uma praça, que irá proporcionar lazer e convívio comunitário – também contará com recursos do Orçamento Geral da União. O projeto teve a planta baixa, memorial descritivo e o levantamento orçamentário realizados voluntariamente pela empresa TPA – prestadora de serviços da empresa Galvani na região -, além de contar também com a participação da comunidade na escolha do nome e definição das prioridades. A expectativa é que as obras comecem ainda este ano, com um investimento do poder público no total de R$ 300 mil.

Além disso, o povoado conta agora com uma filial da escola de informática CAL Center, que já está com 80 alunos. Este é apenas o primeiro passo para a inclusão digital da comunidade que, também, é uma das iniciativas da Rede Social. Robson Rodrigues, proprietário da escola, afirma estar bastante animado com a dedicação destes alunos: “Conteúdos que normalmente demoramos 3 meses para passar nas outras unidades, em Angico temos demorado apenas 1 mês, tamanho é o interesse deles”. Ele também declara que tem a intenção de ampliar os cursos no local e está em busca de uma forma de disponibilizar acesso à internet, o que o torna mais um parceiro dos projetos da Rede.  

Aula de informática na CAL Center em Angico - jul/2012