O último mês foi de crescimento, conquistas e reconhecimento para o Parque Fioravante Galvani. Mais parceiros se uniram à causa, ampliando os projetos já existentes, novas iniciativas foram aprovadas em leis de incentivo e ele foi até destaque de um programa da Globo.

A empresa Terra Oeste firmou contrato com o ILG para a construção do recinto das espécies veado-catingueiro e ema, além da manutenção desta última pelo período de um ano. O Grupo Santo Antônio será parceiro no fornecimento de insumos alimentícios para os animais do Criadouro.

Casal de emas adotado pela TerraOeste - abr/2011

Foi fechada também uma nova parceria com a Prefeitura Municipal de LEM, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, viabilizando a ampliação do número de vagas para capacitação de professores nas Oficinas de Educação Ambiental desse ano. As empresas Nutrin e Quatro Estações também são parcerias neste projeto. As Oficinas tiveram início no dia 16 de abril e contam com 2 turmas de 35 professores cada.

Nova turma das Oficinas de Educação Ambiental – abr/2011

Outra conquista foi a aprovação de dois projetos na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): “Espaço Cultural – Parque Fioravante Galvani – Cerradoteca, Cerradonema e Cerradoteca Itinerante” (PRONAC 1012739) e “Projeto Radiofônico Alô Cerrado” (PRONAC 112590). Ambos farão parte do Núcleo de Educação Ambiental do Parque e devem acontecer entre 2011 e 2012. Para isso, o Instituto iniciou o processo de captação de recursos e está em busca de parceiros interessados em aplicar parte do imposto de renda nos temas.

Além disso, no último sábado foi exibida uma matéria sobre o Parque no programa Terra da Gente, produzido pela EPTV/Campinas, afiliada da rede Globo. O programa foi ao ar no interior de São Paulo (regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos) e Varginha/MG, retransmitido via parabólica para todo o pais, fez parte da Globo internacional e também pode ser assistido pelo site do canal. Não perca, assista aqui!

Cena do Programa Terra da Gente sobre o PFG – mai/2011