O mês de abril foi de comemoração para os moradores de Angico dos Dias devido à chegada de um trator. A mecanização agrícola da região se tornou possível graças a uma articulação da Associação de Moradores de Peixe, Angico e Região junto à Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes, que indicou a associação para fazer parte de um projeto da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), um órgão do Governo do Estado da Bahia.

Chegada do trator em Angico - abr/2011

Por se tratar de uma região rural, onde se destaca a agricultura familiar, o equipamento será de grande importância para melhoramento do solo, beneficiamento de grãos, aumento da produção e da renda de cada família.

O trator será de uso coletivo para todas as pessoas de baixa renda da região, organizado através de agendamento e média de uso de duas horas por agricultor. Será cobrada uma pequena taxa para utilização que cobrirá as despesas de manutenção, combustível e salário do operador.

Para Thiago Mendes, tesoureiro e um dos fundadores da AMPARE, o fato de estarem unidos em uma associação os auxiliou nessa conquista: “No mundo em que vivemos, onde há grande concorrência e cada vez mais as oportunidades estão ficando menores, é de grande importância a união. E a AMPARE é sinônimo disso.”

Motivados com essa nova conquista, os membros da AMPARE estão se organizando para outros objetivos: a aprovação dos projetos de construção de dois centros digitais e de instalação de novas cisternas para atender toda a demanda da região, além da construção de uma sede para a associação, com garagem para o trator.

Veja mais fotos da chegada do trator em Angico.