Nos dias 29 e 30 março, a Conservação Internacional e o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia (ICADS/UFBA) promoveram a 1ª Oficina de Ecologia da Restauração de Áreas Degradadas do Oeste Baiano.

Tratou-se de um evento técnico para cerca de 30 profissionais, com o intuito de mostrar ações já implementadas na região e em outros estados. Foi também uma oportunidade importante para a troca de conhecimento e experiências geradas no oeste baiano.

O Instituto Lina Galvani foi convidado para falar sobre o Parque Fioravante Galvani e levou sua experiência com o Viveiro de Mudas Nativas do Cerrado na recuperação de áreas degradadas, no projeto em comunidades rurais com coleta de sementes, nas ações de educação ambiental e produções científicas com alunos do curso de biologia da UFBA e UNEB de Barreiras.

“Foi uma ótima oportunidade de divulgar as ações do Parque na região, além de estreitar relações para articulações que com certeza trarão muitos benefícios ambientais para região”, afirma Mariângela Pinho, Coordenadora do ILG em LEM.

Outras ações apresentadas durante o encontro foram o Programa Produzir e Conservar, desenvolvido em parceria entre a CI-Brasil e a Monsanto, o projeto Rio Vivo, o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), e as iniciativas da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba).

A segunda etapa do evento foi um dia de campo e um dos destinos foi o Parque Fioravante Galvani. Na ocasião, os participantes fizeram uma visita conduzida pela engenheira florestal e pesquisadora do Instituto Florestal de São Paulo, Giselda Durigan, referência na pesquisa sobre restauração florestal no Brasil.

Participantes da oficina em dia de campo - mar/2011