Participantes da Oficina de Fotografia - ago/2012

Nos dias 25 e 26 de agosto, dando continuidade à proposta de resgate da história, cultura e belezas naturais do município protagonizado pelos jovens, o ILG, com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e da empresa Galvani, realizou uma oficina de fotografia em Serra do Salitre. Na atividade, 16 participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas fotográficas – na teoria e na prática – enfatizando a forma pessoal do olhar sobre a cidade.

Letícia Finetti, uma das participantes do curso, afirmou que através da fotografia, conseguiu ver Serra do Salitre com outros olhos: “Moro aqui e nunca tinha percebido que dá para ser um lugar aproveitado por sua beleza. O modo como a gente saiu para olhar a cidade foi diferente.”

Fotografar uma cachoeira da região durante a oficina fez Rodrigo de Oliveira Costa valorizar sua capacidade: “Eu nunca pensei que era possível fazer fotos iguais aquelas que a gente vê na televisão, na internet. Mas depois que você põe a mão na massa, tira a foto, você vê que é possível, que não é coisa de outro mundo e que você dá conta de fazer.”

Já João Pedro Oliveira faz planos para o futuro: “Agora, com esse dois cursos que já fiz (João participou também da Oficina de Vídeo em 2011), eu espero poder aproveitar mais, tirar fotografias e dar mais valor nas coisas que estão aqui e que são tão interessantes.”

A oficina resultará em um concurso que selecionará fotografias para comporem o Calendário 2013 e cartão de Natal da Galvani. Os dois primeiros colocados receberão como prêmio uma máquina fotográfica digital, e os demais terão suas produções divulgadas em uma exposição prevista para acontecer em novembro.

Leia o artigo “Olhares fotográficos além da Serra”, de Adriano Gambarini, fotógrafo e educador responsável por esta oficina, sobre a sua experiência em Serra do Salitre.