Neste mês, a Rede Social de Angico, Peixe e Região comemora um ano de articulação e esforços coletivos para trazer desenvolvimento a esta comunidade.  Desde sua formação, seis projetos foram criados e estão sendo cuidadosamente planejados de forma a se tornarem realidade. São eles: espaço público de convivência, cursos de capacitação, resgate cultural, coleta seletiva, inclusão digital e melhorias na saúde.  

Dentro deste contexto, o papel do ILG, que já vem sendo desempenhado há muito mais de um ano, é criar os ambientes que são essenciais para o desenvolvimento comunitário: abertura, horizontalidade, transparência e processos educativos organizativos e produtivos. Para Carlos Lopes, especialista em redes sociais solidárias e consultor do Instituto: “O que podemos entender a partir de um ano da rede social é que este caminho está se tornando mais claro e os investimentos que tem sido feitos estão atendendo a esse propósito.”

Para comemorar o bom andamento da iniciativa e levar mais conhecimentos para os membros da rede, nos dias 7 e 8 de setembro, o ILG os presenteou com duas oficinas: uma de capacitação em projetos e outra com o intuito de formar multiplicadores da rede.

Oficina de Capacitação em Projetos - set/2012

Anzélio Vidal, um dos consultores-educadores, se surpreendeu ao encontrar em uma comunidade simples e de recursos limitados, pessoas alegres, acolhedoras, que pensam no bem comum e estão cientes de que uma sociedade organizada e mobilizada pode chegar a lugares que o indivíduo sozinho não pode: “As pessoas da Rede Social que conheci sabem e acreditam que juntos podem mais e se sentem crescentemente capazes de realizar esse ‘mais’. Percebendo que a metodologia e as ferramentas de Gestão de Projetos podem lhes auxiliar – e muito – no Planejamento e na Execução dos projetos da Rede, participaram ativamente da oficina”, afirmou.

A comemoração do aniversário da rede terminou com um churrasco no povoado, que contou com a presença de seus membros, amigos e familiares. Durante a festa, o bolo foi cortado por muitas mãos, simbolizando a força da união que essa rede representa.

Bolo de aniversário da rede sendo cortado por muitas mãos - set/2012

Assista a um vídeo de Lívia Ellen Rocha, de 14 anos, declamando um poema de sua autoria, que homenageia Angico dos Dias.