Apresentação

Prezado (a),

2013 foi um ano singular e muito especial para o Instituto Lina Galvani: a comemoração de seus 10 anos e dos 100 anos de D. Lina Galvani, que dá nome e inspiração às nossas ações.

Há 10 anos, iniciava-se o desafio de melhorar a qualidade de vida nas localidades em que a Galvani estivesse presente, norteando-se pelos sólidos valores da matriarca da família. União, respeito, transparência, crença no potencial de cada um, vontade de aprender, dedicação ao trabalho e alegria de viver sempre estiveram presentes nessa caminhada.

A escolha da causa do Desenvolvimento Comunitário tornou a nossa missão ainda mais desafiadora. Em um país acostumado com um modelo assistencialista, que foca na falta e gera dependência, foi preciso trabalhar dobrado para fazer valer um modelo que aposta no protagonismo e fortalecimento de pessoas e comunidades, e que valoriza o processo tanto quanto os resultados. E como foi esse o caminho que escolhemos seguir, ao longo desses anos, nos dedicamos a mediar e fomentar esse desenvolvimento investindo na construção de vínculos saudáveis entre os atores e potencializando a criação de propósitos e iniciativas comuns. Sempre cuidando para que fossem realizados de maneira democrática e participativa.

Alguns frutos já colhidos nos deixam orgulhosos e reafirmam que estamos no rumo certo. A Rede Social de Angico, por exemplo, tem colocado a comunidade como protagonista de projetos de melhorias do povoado e muitos deles já estão saindo do papel. A ampliação da rede de atores locais pensando juntos em soluções para as questões de Betel, bairro de Paulínia (SP), também é uma conquista, já que torna as ações nas comunidades mais fortalecidas e sustentáveis. O Parque Fioravante Galvani cresceu tanto que já pode caminhar com as próprias pernas e se prepara para tornar-se uma organização independente, com foco na causa da conservação do Cerrado.

Outro marco muito importante para o ILG, consolidado em 2013, foi o alinhamento de nossas estratégias com o negócio do Grupo Galvani. Com a criação da área de sustentabilidade e definição de sua agenda estratégica, empresa e instituto passam a bsucar o mesmo objetivo e trabalham juntos para deixar um legado positivo e sustentável nos territórios de atuação.

Enfim, foram 10 anos de dedicação ao desenvolvendo de pessoas e comunidades. 10 anos de histórias de transformação, 10 anos acreditando no potencial das pessoas e na força do coletivo e 10 anos de reflexões, descobertas, recomeços e muitos aprendizados.

Agradecemos a todos que participaram da construção dessa história, em especial aos que estiveram mais próximos em 2013, revelando suas riquezas e imprimindo singularidade e beleza a nossa atuação. Que venham mais 10, 20, 30, 40... 100 anos!

Boa leitura!

Equipe Instituto Lina Galvani