Projetos Campo Alegre de Lourdes

  • Fortalecimento da Rede Social

    A Rede Social de Angico, Peixe e Região seguiu desenvolvendo e aprimorando os projetos já existentes, além de discutir e planejar novas ações em encontros mensais e forte participação.

    No início do ano, ocorreu mais um mutirão na Praça São José, dessa vez, com o objetivo de executar melhorias para deixá-la ainda mais agradável e segura para os usuários, como a construção de um palco com cobertura, a reforma de bancos, mesas e brinquedos e a instalação de holofotes.
    Coordenadas pelo ILG e a Rede Social de Angico dos Dias, a ação reuniu cerca de 120 voluntários, entre moradores, parceiros e voluntários da Galvani e das empresas prestadoras de serviços. Também foi importante a ajuda material de aproximadamente 100 apoiadores locais, entre comerciantes, pessoas físicas e empresas.

    É gratificante ver o esforço de todo mundo e muito bacana poder dizer que eu fiz parte. Essa união deixa a comunidade mais forte e anima o pessoal”, diz Rodrigo Soares, voluntário na ação na Praça São José.

    Em agosto, aconteceu a 1ª Feira da Rede Social de Angico, Peixe e Região, com exposição dos grupos e projetos em desenvolvimento - Horta Esperança, Flor do Sertão, Doce como o Sertão, Diversão Não tem Idade, Resgate Cultural e Coleta Seletiva, com o apoio do ILG, Galvani, MPC, Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes e Igreja São José.
    A feira foi organizada pelos membros da Rede e contou com cerca de 500 pessoas, incluindo a presença das Secretárias de Educação, Comunicação e Assistência Social de Campo Alegre de Lourdes, configurando-se como uma importante estratégia de engajamento e mobilização comunitária.

    Realmente, o que estamos vendo hoje deve ser uma inspiração para as demais comunidades do estado da Bahia. Angico dos Dias está dando um exemplo, e eu levo para Caracol essa boa impressão e a certeza do que pode ser feito através de uma Rede Social.

    Aristides Dias, morador de Caracol (PI)

    A Feira foi um sucesso! Não esperávamos tanta gente vindo prestigiar nosso trabalho. A gente fez com todo carinho, teve tanto trabalho, então é muito bom mostrar como a gente vem desenvolvendo os projetos e ver que eles estão sendo bem aceitos pela comunidade.

    Rosa Maria da Rosa da Mata, membro do grupo Horta Esperança

    APRENDIZADOS
    A Rede Social acontece em diferentes lugares e momentos, pois é um organismo vivo e que se dá na interação comunitária. Ideias de novas ações podem surgir fora das reuniões formais da Rede e ganham corpo trazendo, no entanto, um desafio ainda maior para a divulgação e comunicação.

  • Inclusão sócio produtiva

    Em junho de 2015 foi iniciado o segundo ciclo do Projeto de Inclusão Sócio Produtiva, que tem como objetivo a geração de renda complementar, já tendo alcançado um incremento médio de 30% na renda per capta dos participantes. Nessa nova etapa, os principais aspectos a serem trabalhados são a colaboração entre os grupos e o fortalecimento das capacidades coletivas. Além disso, uma agenda de atividades vem sendo cumprida, entre elas: processo de compras e produção, vendas e gestão, elaboração de planos de ação e visitas técnicas em cada um dos grupos.

    Durante a 1ª Feira da Rede Social, os grupos Doce Como o Sertão e Flor do Sertão comercializaram seus produtos obtendo bons resultados.Além disso, os grupos já estão comercializando seus produtos em outros canais de venda do próprio povoado e nas cidades de Caracol/PI e Remanso/BA.

    Pretendemos incluir mais atividades que reúnam os participantes de todos os negócios, pois percebemos que atividades assim possibilitam uma troca de conhecimentos muito interessante e o crescimento do grupo como um todo.

    Sérgio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do ILG

    APRENDIZADOS
    Devemos olhar esses grupos sob a perspectiva não apenas do desenvolvimento econômico, mas também do fortalecimento enquanto grupo, sendo que os resultados podem reverberar para a comunidade gerando motivação e inspiração de transformação.

  • Fortalecimento da gestão pública

    Entendendo o aparelho público como parte fundamental de uma atuação estruturante para o território, o Instituto Lina Galvani, em cooperação com a organização Agenda Pública, iniciou um trabalho de fortalecimento da gestão municipal junto à Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes.
    Dentro desse projeto, foram realizadas as seguintes atividades:

    1. 1) Diagnóstico das áreas de saúde, educação e assistência social, destacando os principais aspectos de gestão de cada uma dessas áreas.
    2. 2) Oficinas de leitura de indicadores, validação do diagnóstico com os atores locais e definição de prioridades para orientar a captação de recursos: Saneamento, Políticas para mulheres, Geração de emprego e renda, Infraestrutura e Ações de Esporte e Cultura.
    3. 3) Criação do Gabinete de Projetos composto por gestores e servidores de carreira para aumentar a capacidade da prefeitura em formular e gerir projetos e convênios de forma adequada.
    4. 4) Formalização do Gabinete de Projetos através de decreto.
    5. 5) Capacitação do Gabinete de Projetos com a oferta de três cursos, sendo eles: Elaboração e gestão de projetos, Convênios e licitações e Oficina Siconv.

    A carga horária total de capacitação foi de 50 horas, envolvendo diretamente 20 pessoas, entre gestores e servidores públicos.

    É um trabalho fundamental para qualificar ainda mais a gestão pública em CAL. A busca por recursos e a gestão adequada desses recursos são importantes para qualquer município. O conhecimento em gestão de projetos e nas regras que regem os convênios e as licitações é fundamental.

    Cassiele Moraes, Agenda Pública

    É uma conquista, pois oficializa o trabalho realizado pelo ILG e a Agenda Pública e demonstra que a Prefeitura está engajada como parceira em um projeto de fortalecimento de gestão e treinamento da sua própria equipe, com ações e aprendizados que acabam beneficiando toda a comunidade.

    Sergio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto

    Aprendizados
    A alta expectativa formada em relação ao poder púbico é senso comum, no entanto, quando nos aproximamos dessa instituição muitas vezes percebemos uma estrutura fragilizada e com dificuldades de gestão. Um dos desafios é o fortalecimento dos vínculos entre os atores do território, transformando a cobrança em senso de colaboração e diálogo.

    PRÓXIMOS PASSOS
    Continuação da parceria contemplando: Consolidação do Gabinete de Projetos, Implementação da gestão à vista, mapeamento do capital social.

  • Oficina de Educomunicação com professores da Rede Pública

    Em agosto foi realizada uma oficina com professores nas quais eles puderam conhecer mais sobre Educomunicação, metodologia que propõe a construção de ecossistemas comunicativos entre participantes e produção colaborativa de conteúdos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e desenvolvendo alguns produtos: o programa de rádio Unidos Pela Educação e o livro Sonhando e Aprendendo com Delma.
    A iniciativa tem o intuito de despertar o interesse nos professores e, consequentemente, nos alunos, para que comecem a se reconhecer como agentes de comunicação da comunidade. Como continuação das oficinas, os participantes desenvolveram outros programas de rádio e livros de seus alunos.

    Aprendizados
    Os processos de Educomunicação precisam estar muito bem alinhados aos projetos de desenvolvimento comunitário, para que eles não sejam aprendizados isolados, mas que possam ser aplicados no dia-a-dia da comunidade, contribuindo para a comunicação da Rede Social e suas ações.