Projetos Serra do Salitre

  • Fortalecimento Instâncias Participativas e Investimento em Ações

    Comunidade começa a realizar projetos de melhorias do município

    Quero mobilizar amigos, conhecidos e desconhecidos. Fazer mais o bem para outras pessoas, ensinando a pescar – e não dando o peixe – e auxiliar a viver em comunidade, trabalhar em rede.

    Após a oficina, as minhas perspectivas, sonhos e desejos são mais amplos. Consegui aperfeiçoar meus conhecimentos.

    Moradores de Serra do Salitre e participantes das Oficinas

    No início de março, a Agenda de Futuro de Serra do Salitre, construída ao longo de 2015, foi apresentada à comunidade com o intuito de trazer as diferentes demandas para o desenvolvimento do município e a importância desses espaços de debates e reflexões neste processo.
    Para ampliar o alcance das informações e incentivar a adesão popular, um infográfico com os principais resultados e os caminhos para quem deseja se engajar foi instalado em alguns pontos do município.
    Clique aqui para visualizar o infográfico.

    Em maio, foram realizadas duas oficinas junto à comunidade. Na Oficina de Redes Associativas os moradores aprenderam como trabalhar em rede intersetorial, potencializando conhecimentos, relações e realizações. Na segunda oficina, os participantes foram orientados a respeito do Desenvolvimento de Projetos, recebendo informações sobre como colocar suas ideias em prática e aplicaram os aprendizados, estruturando os projetos que haviam escolhido para a comunidade.
    Em setembro, estes projetos foram apoiados pelo ILG e alguns deles começaram a ser executados, sendo:

    - Horta Escolar: tem como objetivo sensibilizar alunos e comunidade escolar sobre a importância de se consumir alimentos orgânicos e promover a saúde alimentar dos alunos; parceria com três escolas públicas locais.
    - Gincana do Conhecimento: busca conscientizar sobre a importância de estudar e o hábito da leitura por meio de jogos e premiações. Sua primeira edição envolveu diretamente 335 alunos da Escola Estadual de Serra.
    - Comunidade de Aprendizagem: realizado em parceria com Instituto Natura e a Prefeitura Municipal, vem para contribuir com os objetivos do grupo de Educação, visando criar uma rede colaborativa para concretizar iniciativas que impactam positivamente na melhoria do ensino e do aprendizado. O projeto se iniciou com a apresentação da proposta para Prefeitura e Secretaria de Educação, professores, alunos, familiares e moradores do município, culminando na adesão de seis das nove escolas públicas, envolvendo 96 professores e 800 alunos.

    APRENDIZADOS
    Durante a construção da Agenda de Futuro, um grande público participou dos debates, porém, quando passamos ao planejamento, o volume de participantes diminuiu drasticamente. Entendemos que, concomitante às discussões, devemos trabalhar ainda mais para fortalecer os vínculos comunitários contribuindo, dessa forma, para colocar em prática ideias e ações. Um outro ponto importante é a busca e legitimação de estruturas já existentes, como por exemplo a escola (possui vínculos com famílias, alunos e poder público, importantes para a execução de projetos); ou seja, devemos ficar atentos a espaços já instituídos além de mapear parceiros para potencializar os projetos e ampliar a participação da comunidade.

    Próximos passos
    Dar continuidade aos investimentos do Grupo de Educação e à parceria com o Projeto Comunidade de Aprendizagem (etapas de sensibilização e consolidação da prática na rotina escolar), além de lançar o edital 2016 para projetos de educação, meio ambiente, saúde e turismo.