Incentivar pessoas e organizações a criar projetos nas áreas de educação, meio-ambiente, saúde e turismo e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de Serra do Salitre (MG) de maneira participativa e sustentável. Foi com esse objetivo principal que lançamos, em 2016, o Edital Agenda de Futuro. Cinco iniciativas foram contempladas e, desde então, seus proponentes participaram de encontros de formação e de compartilhamento de aprendizados e, durante 2017, arregaçaram as mangas para colocar os projetos em ação. Agora, encerrando esse ciclo de sucesso do primeiro edital comunitário capitaneado pelo Instituto Lina Galvani, fazemos um retrospecto de cada um deles e damos a palavra às pessoas que fizeram parte das iniciativas:

Pedalendo na Bicicloteca

Bicicleta adaptada para levar os livros até os leitores.

Realizado na Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt, o projeto visa promover um espaço sócio cultural para a formação de leitores, incentivando o acesso à literatura e a troca de experiências e viabilizando que escola e comunidade possam se aventurar no mundo da leitura. É um projeto itinerante que vem resgatar a autoestima dos alunos colocando-os como protagonistas das ações no processo ensino aprendizagem.

Biblioteca onde abriga os livros da bicicleta.

“É incrível termos uma biblioteca organizada, com tudo novo, um mobiliário que acomoda uma sala inteira, um projetor multimídia e um acervo literário montado com muito critério, título por título. O Pedalendo na Bicicloteca permitiu termos esse espaço para desenvolver a leitura e fazer as tertúlias literárias. Isso incentiva muito as crianças a entrarem no mundo dos livros. Elas estão adorando!”
Maria Regina Pacheco, diretora da Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt

Conhecer para Preservar

Durante o projeto, foram realizados estudos que compreendem levantamento, caracterização e georeferenciamento dos patrimônios naturais do município de Serra do Salitre, gerando um banco de dados e imagens. Sua missão principal: gerar conhecimento técnico sobre o patrimônio natural para auxiliar a comunidade e o poder público no processo de desenvolvimento de diretrizes voltadas para o fomento do turismo ecológico e a preservação dos recursos naturais.

Oficina do projeto para comunidade apresentando os resultados dos trabalhos.

“Foi gratificante para a nossa equipe ver o resultado final e a aceitação que o projeto teve por parte do Poder Público, que participou da capacitação. O melhor de tudo é saber que os dados que coletamos vão ser utilizados pela Prefeitura de Serra do Salitre no processo de cadastro do patrimônio sociocultural e natural da cidade. Eles poderão ter acesso aos mapas e imagens que criamos, além dos books de cada cachoeira que mapeamos no Conhecer para Preservar. Foi uma oportunidade ímpar e uma realização pessoal colocar a minha formação profissional, como geógrafa, a favor da comunidade.”
Claudia Daniella Costa Alves, do Conhecer para Preservar

A Arte em Forma de Expressão

Realizado na APAE de Serra do Salitre, o projeto teve como meta desenvolver técnicas de artesanato visando a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual. Os participantes desenvolveram habilidades artísticas, exploraram sua criatividade e confeccionaram produtos que contribuíram para o incremento da geração de renda da própria organização.

Aluna da APAE durante as oficinas de artesanato

 

“Tanto para as crianças quanto para a APAE, os profissionais envolvidos e a comunidade foi muito proveitoso fazer parte do Edital. O projeto propiciou que todos os nossos alunos interagissem, participassem e vissem que são capazes e úteis. A atividade envolveu não apenas eles, mas também as famílias e a comunidade, responsáveis por nos trazer materiais para serem usados nas oficinas de artesanato, como garrafas e latas, que antes iriam para o lixo. O ciclo do Edital acabou, mas nós vamos continuar com o projeto!”
Maria Betânia Alves Borges Pacheco, da APAE de Serra do Salitre

Brincando e Aprendendo

O projeto teve como objetivo contribuir para a constante melhoria das condições educacionais, visando assegurar uma educação de qualidade aos alunos em um ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo com a construção de uma brinquedoteca. Esse espaço, inaugurado em dezembro, será palco de práticas pedagógicas múltiplas, lúdicas e democráticas e vai incentivar os alunos da Escola Municipal Professor Raul de Melo a se tornarem cidadãos críticos, íntegros e felizes.

Inauguração da Brinquedoteca.

“Fomos aprovados no Edital e também buscamos parceria com a Prefeitura para ampliar o projeto e construir a brinquedoteca. Sem essas parcerias, não poderíamos ter realizado esse que era um sonho da escola. Agora estamos muito felizes em ter essa sala para fazer um trabalho pedagógico com as crianças envolvendo a ludicidade, que é mais prazeroso para as crianças. Para mim, foi uma grande satisfação ajudar nesse projeto!”
Maria Luciana Batista Marques, diretora da Escola Municipal Professor Raul de Melo

Música na Escola

Levar aos alunos não apenas a possibilidade de aprendizagem de um instrumento musical, mas agregar valores que possam ser utilizados em sua vida e família. Foi com esse objetivo que Música na Escola foi apresentado ao Edital Agenda de Futuro por Anderson Neves Cunha para ser desenvolvido na Escola Municipal Professor Raul de Melo. Porém, durante 2017 ele foi descontinuado nesse formato e os instrumentos adquiridos ganharam novo rumo: foram doados para instituições locais para serem utilizados para a prática musical em atividades recreacionais e educativas.

“O Música na Escola foi um projeto muito importante tanto para quem o idealizou quanto para o Instituto Lina Galvani como processo de aprendizado que estamos trazendo para os próximos editais. Agora sabemos, por exemplo, que é essencial ter mais de um responsável por cada projeto, para dividir as obrigações caso um dos proponentes, mesmo com muita vontade de tocar adiante a iniciativa, não possa mais se dedicar 100% a esse trabalho que é voluntário.”
Valéria Lapa, gerente de Relacionamento Institucional e Comunidades do Instituto Lina Galvani