Lívia Ellen Rocha , de 11 anos, é moradora do povoado de Angico dos Dias desde que nasceu. Seus pais, José Filho e Jorene, fazem parte da Rede Social de Angico, Peixe e Região, iniciativa que ela tem acompanhado de perto e se animando com suas conquistas e as possibilidades de melhorias que pode trazer para sua comunidade. Como muitas garotas de sua idade, Lívia gosta de ler, escrever, passear com as amigas, ir à igreja, mas também se preocupa com seu futuro naquela comunidade onde afirma ser feliz, apesar de ainda ter poucos recursos. Tais sentimentos ela expressa em um poema, que fez para Angico.

Lívia, durante organização do evento da Rede, em Angico - mai/2012

Você gosta de morar em Angico dos Dias? Por quê?
Sim, amo demais esse lugar. Apesar de tanta dificuldade, sou feliz aqui, pois vivo tranquilamente com minha família, tenho muitos amigos e é um lugar onde a natureza é próxima e sabemos muitas histórias daqui. 

Quais você acha que são os pontos fortes e o que precisa melhorar em Angico?
O que eu gosto daqui é a natureza, de passear com os amigos e a família.
O que precisa melhorar? Nossa… são muitas coisas: a educação, a aparência do nosso lugar, a saúde, o lazer. Acho que precisa ter mais recursos em Angico, para que possam chegar para a gente coisas como a praça (se referindo a um projeto da rede de construção de um espaço de lazer e convivência no povoado).

Consegue perceber alguma melhoria no seu povoado? Qual(is)? Como e por que acha que aconteceram?
Sim, mudou um pouco a educação, os recursos na escola – agora tem computador – o calçamento, a igreja, o posto de saúde, a limpeza. Acho que aconteceram com muita luta e dedicação de muitas pessoas que se preocupam com nosso lugar.

O que você acha da Rede Social de Angico, Peixe e Região?
É super legal! Fico feliz em saber que pessoas da nossa comunidade se preocupam em buscar melhorias. Sou muito orgulhosa de meu pai e de minha mãe fazerem parte da Rede, um dia também eu farei parte.
Ela traz recursos para Angico e quando ela começou, as pessoas começaram a se interessar mais pela comunidade e até passaram a se desenvolver melhor, em especial, os jovens.

Você enxerga algum resultado do trabalho dessa Rede?
Sim, a coleta seletiva e principalmente a conscientização das pessoas. A coleta seletiva aqui tem funcionado melhor, a rede começou a ajudar, a ensinar as pessoas a reciclarem direto.

E futuramente, o que você acha que a Rede ainda poderá conseguir para Angico?
A praça é o nosso maior sonho e sei que a rede, juntamente com outras pessoas, conseguirá torná-lo realidade. Imagino um lugar bem bonito, cheio de árvores, a natureza, onde as pessoas poderão conversar, terá lugar para as crianças brincarem.

Que projeto(s) gostaria de propor para a Rede?
Algum projeto na área da educação como grupo de teatro, internet, aulas de música, plantio de árvores.

O que você acha que já pode fazer para melhorar o lugar onde vive?
Não sujar as ruas, respeitar o próximo, preservar as coisas de minha comunidade
As pessoas precisam se conscientizar de que não pode sujar o seu lugar. Outra coisa legal também é fazer teatro sobre a cultura daqui, para mostrar como era antes. Antes o lugar era mais humilde, mas as pessoas eram felizes. Agora a seca, tem piorado um pouco as coisas.

Deixe uma mensagem para os outros moradores de Angico.
Que todos tenham confiança que as coisas vão melhorar em nossa comunidade, que participem da Rede Social e busquem melhorias para o lugar. E que tenham muita fé, que tudo pode se transformar e ser mais feliz.