No dia 7 de novembro, foi lançada em Paulínia, a Campanha Nota Fiscal Paulista – Viva Betel com intuito de ampliar as fontes de recursos da Associação de Moradores de Betel (AMBAP), contando com participação de diversos atores. O ILG conversou com algumas pessoas que são moradoras de Betel e participaram do desenvolvimento dessa campanha: Tamires da Silva Oliveira – aluna de um dos cursos do Viva Betel -, Hosana Maria da Silva – mãe de Tamires – e Giovanna Mazzer – proprietária de estabelecimentos comerciais que aderiram à campanha e mãe de uma criança do projeto. Elas falam um pouco de como contribuíram para a campanha e de sua importância para o bairro.

Tamires, a mãe Hosana e o irmão na produção de urnas - out/2012

O que você achou da união entre crianças, pais, AMBAP, ILG e donos de estabelecimentos comerciais para a realização dessa campanha?
Tamires:
Legal, porque é importante para a Associação.
Hosana: Uma ideia boa, pois vai trazer mais recursos para o Viva Betel. Acho essa união importante.
Giovanna: Bem interessante para a arrecadação de fundos para a Associação, só precisa divulgar mais porque tem alguns moradores que não conhecem o projeto e precisam conhecer melhor para participar, contribuir.

Qual foi ou tem sido o seu papel na Campanha da NF Paulista – Viva Betel?
Tamires:
Eu fiz uma caixinha para guardar os papeizinhos da nota fiscal. Fiz uma casinha rosa e colorida, com telhado e um buraquinho para colocar as notas. Também coloquei o desenho do karatê, do violão e do jazz.
Hosana: Eu dei algumas ideias na reunião de planejamento, incentivei a minha filha pra ela entender o que estava acontecendo e a ajudei a fazer a caixinha.
Giovanna: Eu estou arrecadando os cupons fiscais nas lojas. Não só nas minhas lojas, mas também no supermercado, na farmácia, em tudo quanto é lugar que a gente pega os cupons, vou inserindo nas caixinhas. Eu já coloquei as urnas em duas lojas, mas estamos recolhendo de todas, assim, juntando tudo, vai dar um montão. No final, se todos ajudam dá um montão.

Você acredita que a sua contribuição vai fazer diferença para essa campanha?
Tamires:
Sim. Porque várias pessoas vão colocar os papeizinhos dentro da caixinha. Eu fiz uma caixinha bonita para as pessoas quererem colocar suas notas!
Hosana: Sim, principalmente para a minha filha conseguir enxergar o que está precisando no nosso bairro, na nossa Associação, e que quando a gente participa de uma ação como essa, há a possibilidade de trazer melhorias. Mesmo quando eu não puder participar, ela se envolvendo, querendo participar, já faz a diferença.
Giovanna: Com certeza. Porque vamos fazer uma campanha forte dentro das lojas incentivando os clientes a fazerem doação. Acho que vai ajudar bastante.

Você acredita que essa campanha trará melhorias para a AMBAP? E para o bairro? Quais?
Tamires: Sim. Poderá ter mais coisas na Associação, outras aulas, por exemplo, informática.
Hosana: Eu acredito que sim. Trará mais qualidade para os projetos da Associação, para que eles possam crescer, com mais atividades, em um ambiente mais adequado.
Giovanna: Acredito que sim. Principalmente socialmente, poderá melhorar a relação das crianças com o bairro, com os pais, entre elas mesmas etc. É bem interessante!