12767451_10156537982910285_832621746_n

No ano passado, o ILG, o Instituto Natura e a Secretaria Municipal de Educação de Serra do Salitre fizeram um convite: imaginar escolas na qual a comunidade e as famílias pudessem participar das atividades junto com os estudantes e professores. E não parou por aí. Foi iniciado o caminho para que este sonho se transformasse em realidade. O projeto Comunidade de Aprendizagem – que visa criar uma rede colaborativa para concretizar iniciativas que impactam positivamente na melhoria do ensino e do aprendizado – teve suas primeiras etapas de formação, que envolveram pais, professores, estudantes, gestores escolares e parceiros do Poder Público. Em fevereiro de 2016, um novo ciclo foi realizado, com atividades voltadas para docentes. Estivemos por lá, e conversamos com professores que participaram dos cursos e com a secretária de educação de Serra do Salitre. Confira os depoimentos:

12421271_10156537982315285_210444882_nAparecida Pelegrine, professora na Escola Estadual de Serra do Salitre
“Achei o curso muito interessante. No dia a dia em sala de aula, posso transmitir a meus alunos a importância do estudo para que ele tenha um futuro melhor. Como a cidade é muito carente de empregos e recursos, caso ele tenha que sair daqui, vai precisar ter uma autonomia e uma consciência política, ecológica e econômica. Como professora de História, acredito que posso aplicar o que vi no curso em projetos sobre cidadania, história do Brasil e o que está acontecendo de novo no mundo, para ele ficar inteirado a respeito da diversidade. Aliás, acho que o maior problema entre os estudantes do Ensino Médio hoje em dia é aceitar o outro como igual, e isso deve ser trabalhado.”

12804109_10156537982270285_1604221129_nSebastião Gonçalves da Cunha, professor na Escola Estadual Cornelia Regina
“Achei o curso excelente. Gostei demais e creio que ampliou e esclareceu muito com relação à proposta de levar a sociedade para dentro da escola. Isso é muito importante porque sabemos que a família e a sociedade devem fazer parte do processo de aprendizado escolar. Sem elas, o indivíduo não se desenvolve. Sempre pensei em trazer a família para dentro da escola, e o curso prega muito bem isso e dá ideias de como realizar. Acredito que o que aprendi aqui vai me ajudar demais no dia a dia. Bom, só de participar das reuniões e receber os esclarecimentos da palestrante já contribuiu muito, principalmente na questão de trabalhar em parceria com o aluno. Inclusive, já estava pensando em como levar isso para a minha sala de aula e também no desenvolvimento das ações de meio ambiente que realizo.”

12721725_10156537978610285_561602494_nCarla de Castro Rodrigues Costa, professora na Escola Municipal Dalila Lopes da Silveira
“Foi gratificante participar do curso e ver que muitas estratégias, que antes estavam tão distantes da nossa realidade, são possíveis. Conhecer o que aconteceu em outros municípios e Estados e que deu bons resultados. Acho que isso não apenas nos fortalece, como acrescenta muito. Vemos que é possível sonhar e tirar o sonho do papel, realizá-lo. É possível melhorar a qualidade de ensino e a aprendizagem de nossas crianças, envolver pais e ter uma educação realmente mais igualitária e coletiva, com as famílias e comunidade participando junto. No meu dia a dia, acredito que vou usar esse aprendizado no trabalho que realizo com a coordenação de professores – e é lógico que vai ter uma repercussão no aprendizado dos alunos.”

secretaria-educacaoGislene Aparecida de Souza, secretária de educação de Serra do Salitre
“Com a implantação do projeto, nós vamos ter a oportunidade de planejar e sonhar uma nova escola.  Vamos poder trabalhar mais unidos com os pais, os professores, os alunos e os voluntários em geral e, com essa iniciativa, vamos melhorar a articulação entre as famílias e a escola. Estamos acreditando nessa parceria com o Instituto Natura para a melhoria do ensino do nosso município. É um projeto desenvolvido de uma maneira democrática, no qual vamos trabalhar de forma diferenciada a dificuldade de cada aluno e com o envolvimento da família na escola vamos conseguir obter melhores resultados.”