No ano passado, a Agenda Pública, em cooperação com o Instituto Lina Galvani, iniciou um trabalho de fortalecimento da gestão pública junto à Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. Um dos projetos desenvolvidos foi o Gabinete de Projetos, que compreendeu, entre outras ações, cursos voltados para funcionários do município, como o de elaboração e gestão de projetos e o de convênios e licitações. O objetivo principal: qualificar ainda mais a gestão pública em CAL.

DSC08887

Em 2016, uma nova etapa desse projeto ganha força com o decreto municipal de criação do Gabinete de Projetos, publicado no Diário Oficial do Município em janeiro. “É uma conquista, pois oficializa o trabalho realizado pelo ILG e a Agenda Pública e demonstra que a Prefeitura está engajada como parceira em um projeto de fortalecimento de gestão e treinamento da sua própria equipe, com ações e aprendizados que acabam beneficiando toda a comunidade”, diz Sergio Kuroda, Gerente de Desenvolvimento Comunitário do Instituto.

DSC08860

SEGUNDA ETAPA No dia 22 de fevereiro, um encontro marcou o início das atividades do Gabinete de Projetos para 2016, com a apresentação para os representantes da Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes dos planos para o segundo ciclo do projeto. E há novidades por aí! Além da continuidade da formação com os funcionários do município, no segundo semestre o ILG e a Agenda Pública também atuarão junto à comunidade, em um projeto piloto na localidade de Angico dos Dias. “Usaremos a mesma dinâmica, de explicar o que é gestão pública, quais os recursos municipais e como eles são aplicados, como são definidos os impostos, entre outros temas, que vão dar à população um painel geral sobre os processos de gestão pública”, explica Sérgio.

Veja mais fotos no Facebook do ILG!